Topo

Morre Newton Zarani, jornalista e um dos criadores do futsal, aos 93

Newton Zarani com o uniforme do America - RJ, seu time do coração - Reprodução/Facebook
Newton Zarani com o uniforme do America - RJ, seu time do coração Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 14h19

Resumo da notícia

  • Newton Zarani morreu em decorrência de AVC e pneumonia
  • Nos anos 40 e 50, ajudou a inventar o futsal e fazê-lo crescer
  • Fez carreira no América do Rio de Janeiro, como jogador, técnico e dirigente
  • Clube destacou 'história belíssima' de Zarani no esporte

O jornalista esportivo Newton Zarani, creditado como um dos criadores do futebol de salão (hoje, futsal), morreu na madrugada de hoje aos 93 anos. De acordo com a Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj), Zarani morreu no hospital Memorial, no Méier, vítima de AVC e pneumonia.

No final da década de 40, Zarani, junto com alguns amigos, organizou um jogo de futebol no salão de festas do América do Rio de Janeiro, o seu time do coração a vida toda, porque não havia campo disponível.

A partir daquele momento, iniciou-se o projeto do que hoje é conhecido como futsal. Zarani participou da fundação da primeira federação de futebol de salão do planeta, em 1954.

Em nota de pesar, o América destacou a "história belíssima" dele no futsal. Pelo clube, Zarani foi atleta, treinador, coordenador, supervisor e diretor de esporte e social. Conquistou mais de 20 títulos pelo clube, em todas essas funções.

A Acerj ainda notou que Zarani jogou futsal até os 82 anos — e, mesmo após a "aposentadoria", continuou frequentando diariamente o ginásio do Clube Municipal, na Tijuca.