Topo

Grêmio e Inter voltarão aos treinos após análise de novo decreto no RS

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/05/2020 11h12

Grêmio e Internacional retomarão os treinamentos hoje à tarde após análise do decreto estadual de sábado, que inicialmente vetava atividades e depois foi desmembrado pelo Palácio Piratini. Os dois clubes chegaram a suspender os treinos e convocar reunião para planejar a semana com regras anunciadas no final de semana.

Segundo apurou o UOL Esporte, o Grêmio já informou aos jogadores que os treinos voltam ainda nesta segunda-feira. O Inter ainda fará ajustes na programação e deve anunciar nova agenda ao longo do dia.

Os treinamentos continuarão seguindo protocolo de distanciamento social e sem uso das áreas internas dos clubes. Os jogadores também seguem orientados a chegar vestidos para o treino.

A suspensão dos treinos no CT Presidente Luiz Carvalho e CT Parque Gigante foi anunciada na noite de domingo, em notas oficiais idênticas e divulgadas quase simultaneamente por Grêmio e Inter. Alinhados, os clubes comunicaram reunião entre diretoria e comissão técnica para analisar a semana. O informe veio horas antes de o decreto estadual ser publicado.

O texto do governo do Rio Grande do Sul foi publicado o Diário Oficial com uma alteração: no sábado, o protocolo para região enquadrada na "bandeira laranja" não permitia atividades em clubes esportivos, profissionais ou não. Quando da divulgação oficial, o trecho passou a conter orientação de atividades com "25% de trabalhadores".

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o governador Eduardo Leite afirmou que o texto não mudou. E que segue liberando atividades ao ar livre com distanciamento.

"Na verdade não houve mudança. Na bandeira amarela estão liberados os treinos em clubes esportivos, até é importante dizer que não tem nada ali dizendo dupla Gre-Nal ou sequer sobre clube de futebol, são clubes esportivos onde estão inseridos outros clubes como Sogipa, Grêmio Náutico União, entre outros clubes que têm atividades esportivas. Na bandeira amarela eles podem reunir pessoas até aqueles limites que ali estão. Na bandeira laranja, eles constavam como fechado, mas estes clubes também tem estruturas de academias de ginástica, academia de musculação, que poderão funcionar nas mesmas condições da bandeira amarela. Está ali, explicado. Atendimento individualizado. O clube pode ter treinos coletivos na bandeira amarela e na bandeira laranja pode funcionar com atendimento individualizado, nas mesmas condições. Mesmo rigor das academias. É o atendimento individualizado aos profissionais, aos atletas, na bandeira laranja. Fica restrita a atividade coletiva", disse Leite.

Grêmio e Internacional retomaram atividades depois de quase 50 dias. A volta foi na segunda-feira da semana passada, apoiada em decreto municipal que liberava treinos com distanciamento mínimo de dois metros entre os atletas.