Topo

Palmeiras

Felipe Melo em vantagem: como foram os duelos com o "desafeto" Chiellini

Chiellini e Felipe Melo comemoram gol da Juventus; desafetos foram companheiros de time - Valerio Pennicino/Getty Images
Chiellini e Felipe Melo comemoram gol da Juventus; desafetos foram companheiros de time Imagem: Valerio Pennicino/Getty Images

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/05/2020 04h00

O zagueiro Giorgio Chiellini provocou polêmica ao chamar Felipe Melo e Mario Balotelli de "maçãs podres". O brasileiro não demorou a responder ao ex-companheiro de Juventus e listou vitórias em campo para insinuar que há amargura nas palavras do italiano. Nos números, conforme levantamento feito pelo UOL Esporte, o atual defensor do Palmeiras leva vantagem nos duelos mano a mano, o que reforça o discurso.

"Talvez 'esse zagueiro' ainda esteja com raiva de mim porque, quando fui para o Galatasaray, nós os expulsamos da Liga dos Campeões. Também com o Brasil nas Confederações, eliminamos a Itália e vencemos. Ele não ganhou nada. Dizendo certas coisas que provou não ser profissional, é falta de respeito, e não digo mais porque há coisas que devem permanecer no vestiário", reclamou Felipe Melo.

Os jogos citados são os mais "pesados" nos duelos entre os dois. Em sete partidas, Felipe Melo conseguiu três vitórias, contra duas de Chiellini. Os dois jogadores, que atuaram juntos na Juventus entre 2009 e 2011, ainda empataram duas vezes enquanto adversários.

O primeiro confronto entre Felipe Melo e Chiellini ocorreu na Copa das Confederações de 2009. Na despedida da fase de grupos, o Brasil venceu por 3 a 0 e decretou a eliminação precoce da Itália, que participou do evento na África do Sul como campeã do mundo de 2006. Os Estados Unidos, que bateram o Egito no mesmo dia, avançaram à semifinal da competição no lugar da favorita azzurra.

O Brasil venceu a África do Sul na semifinal e se sagrou campeão da Copa das Confederações ao superar os Estados Unidos por 3 a 2 na decisão. A Itália de Chiellini caiu precocemente na primeira fase e repetiu o resultado ruim no ano seguinte, também sendo eliminada cedo no Mundial sul-africano. Naquela edição, a seleção brasileira perdeu para a vice-campeã Holanda nas quartas de final, com Felipe Melo expulso.

Brasil Itália Chiellini - Kevork Djansezian/Getty Images - Kevork Djansezian/Getty Images
Chiellini lamenta ao lado de Buffon; Brasil venceu por 3 a 0 e eliminou a Itália da Copa das Confederações
Imagem: Kevork Djansezian/Getty Images

Felipe Melo e Chiellini voltaram a se encontrar mais de quatro anos depois. Suas equipes acabaram sorteadas para o Grupo B da Liga dos Campeões, e o Galatasaray do brasileiro foi diretamente responsável pela eliminação precoce da Juventus.

Em outubro de 2013, o time turco buscou o empate por 2 a 2 na casa da Juve. Esta igualdade levou os dois times a decidirem a segunda vaga da chave em um duelo direto na Turquia.

No dia 11 de dezembro, o holandês Wesley Sneijder anotou o único gol do confronto e deu a vitória para o Galatasaray, que avançou para o mata-mata, empurrou a Juve para a Liga Europa e virou argumento para Felipe Melo rebater Chiellini anos depois.

A primeira vitória do italiano veio somente em janeiro de 2016, pela semifinal da Copa da Itália: 3 a 0 para a Juve sobre a Internazionale. O último encontro ocorreu em setembro do mesmo ano, com novo triunfo do volante brasileiro, que atuou por 15 minutos nos 2 a 1 da Inter sobre a Juventus pelo Campeonato Italiano.

Todos os confrontos Felipe Melo x Giorgio Chiellini

21 de junho de 2009: Itália 0 x 3 Brasil (Copa das Confederações)
02 de outubro de 2013: Juventus 2 x 2 Galatasaray (Liga dos Campeões)
11 de dezembro de 2013: Galatasaray 1 x 0 Juventus (Liga dos Campeões)
18 de outubro de 2015: Internazionale 0 x 0 Juventus (Campeonato Italiano)
27 de janeiro de 2016: Juventus 3 x 0 Internazionale (Copa da Itália)
28 de fevereiro de 2016: Juventus 2 x 0 Internazionale (Campeonato Italiano)
18 de setembro de 2016: Internazionale 2 x 1 Juventus (Campeonato Italiano)

Band Sports: Preparadores coordenam virtualmente jogadores do Palmeiras

Band Sports

Palmeiras