Topo

Novo decreto no RS veta treinos de Grêmio e Inter durante a pandemia

Ricardo Duarte/SC Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Do UOL, em Porto Alegre

09/05/2020 20h14

O novo decreto do Rio Grande do Sul para lidar com a pandemia do novo coronavírus, a ser publicado neste domingo e com validade a partir de segunda-feira, proíbe os treinos de Grêmio e Internacional. O reflexo do texto no dia a dia dos clubes foi detalhado pelo governador Eduardo Leite, hoje, em transmissão pela internet para detalhar as regras atualizadas.

Grêmio e Inter voltaram às atividades na segunda-feira, amparados por decreto municipal que liberava atividades em clubes esportivos e clubes profissionais — mediante distanciamento de dois metros entre atletas.

"A rigor, com o novo decreto, os treinos deverão estar restritos. O decreto é sobre funcionamento do clube esportivo, e o funcionamento estará vedado nestas condições. Na bandeira laranja, a determinação é que se suspenda as atividades em clubes esportivos. Só podendo funcionar na bandeira amarela, o que deverá acarretar a suspensão das atividades dos treinos nos clubes esportivos", disse Leite.

O decreto estadual dividiu o Rio Grande do Sul em regiões e classificou cada área de acordo com o número de casos oficiais de covid-19, óbitos e risco de avanço da pandemia. Porto Alegre está dentro do segmento com bandeira amarela, equivalente ao meio da tabela.

Grêmio e Internacional ainda não foram notificados oficialmente e pretendem aguardar a publicação do decreto no Diário Oficial do Rio Grande do Sul para se posicionar.

Os dois CT's receberam estruturas provisórias e passaram a receber jogadores e funcionários com protocolo sanitário que não permite atividades no interior dos prédios. Os atletas também são orientados a chegar com roupa de treinamento.