Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: "O 'favoritaço' surgiu depois de Brasil x Espanha em 2013"

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 12h00

A reprise do título conquistado pela seleção brasileira na Copa das Confederações de 2013, com os 3 a 0 sobre a então campeã mundial Espanha, também resgatou o surgimento do termo 'favoritaço', que foi falado depois daquele jogo por Arnaldo Ribeiro no Linha de Passe da ESPN em relação ao Brasil na Copa do Mundo de 2014, o que deu outra conotação ao termo com o 7 a 1 contra a Alemanha.

No podcast Posse de Bola #31, Arnaldo aproveitou uma pergunta de Eduardo Tironi sobre o jogo pela Copa das Confederações para explicar o uso de seu bordão, que virou até meme após os erros de palpite em seus 'favoritaços'.

"Mas você me dá a chance de explicar o 'favoritaço'? Porque o 'favoritaço' havia surgido depois de Brasil e Espanha, final da Copa das Confederações. Estávamos no Linha de Passe e o 'favoritaço', o superlativo, saiu porque eu estava querendo falar e não conseguia e saiu um 'favoritaço' em vez de favorito apenas", diz Arnaldo (disponível no vídeo acima a partir de 55:14).

"Não pela vitória sobre a Espanha, que já estava decadente como você falou, mas pelo fato de o Brasil jogar uma Copa do Mundo em casa, com a atmosfera a favor, às vezes na arbitragem a favor. Obviamente, se o Brasil tivesse um cone, chegaria entre os quatro semifinalistas da Copa em sua casa, até a África do Sul consegue se classificar em Mundial na sua casa, a Rússia avança, normalmente o caseiro vai progredindo. Então, não era nada demais apontar o Brasil como favorito. 'Favoritaço' foi um pouco demais e aí o 7 a 1 veio assim de encontro ao 'favoritaço' maravilhosamente um ano depois", completa o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.