Topo

Mauro sobre consulta de Bolsonaro a técnicos: "desvio de foco da política"

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 18h00

Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) buscou apoio de técnicos na tentativa de retomar o futebol em meio à pandemia do Coronavírus (Covid-19). Como mostrou a coluna De Primeira, os treinadores disseram ao chefe do executivo que "ainda não é hora" de fazer a bola voltar a rolar".

"O futebol, como sempre, serviu de pão e circo em várias situações, para políticos e outros seres próximo a isso, e acaba entrando na pauta. Voltar o futebol pode significar o quê? Um desvio de assunto, as pessoas falam mais de futebol, talvez não prestem atenção em certas bizarrices da política brasileira. Mesmo vivendo nessa grave crise mundial", opinou Mauro Cezar Pereira, blogueiro do UOL Esporte, no quadro "Fala, Maurão".

"Não tem menor cabimento, evidentemente, o futebol voltar dessa forma apressada. Se em outros países a retomada já começou é porque eles estão vivendo um outro momento da recuperação da normalidade. Também porque trabalharam melhor na crise do Coronavírus".

O Brasil, atualmente, é o nono país com mais casos de Coronavírus no mundo. A última atualização feita ontem (6) pelo Ministério da Saúde apontava 127.655 contágios, com 8.609 mortes.

"A utilização do futebol sempre aconteceu. Ele não é o primeiro, nem será o último. Isso aí, com todas as críticas que eu possa ter ao Jair Bolsonaro, obviamente não são poucas, ele não é o primeiro, nem vai ser o último. O futebol sempre foi usado por políticos, mesmo aqueles sem afinidade com o esporte, sempre por conveniência. O aproveitamento político do futebol não tem direita e não tem esquerda", completou Mauro Cezar.