Topo

OPINIÃO

Mauro: "No fundo é tudo a mesma coisa, querem voltar por conta da grana"

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 04h00

Os jogadores de Grêmio e Internacional voltaram nesta semana a frequentar os respectivos centros de treinamento visando o retorno do futebol, mesmo com o Brasil ainda tendo um número crescente de casos da Covid-19. Em outros Estados também há o movimento para a volta dos jogos, autorizada por federações mas ainda barrada por autoridades de saúde locais, como no Rio de Janeiro.

No podcast Posse de Bola #31, o jornalista Mauro Cezar Pereira analisa a situação de retorno apressado por parte de clubes e federações e aponta a questão financeira como motivo para que os dirigentes queiram os jogos de futebol mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus.

"Acho que obviamente é uma precipitação, só é importante entender o seguinte: essa volta não vai ser quando acontecer, seja agora ou depois, não vai ser ao mesmo tempo. Diferentes cidades, diferentes situações. Conversei com o presidente do Inter, e ele me pareceu ainda muito reticente com relação a isso, mas disse que a Secretaria de Saúde autorizou a volta dentro de um rígido protocolo de segurança, com uma série de procedimentos", afirma Mauro (disponível no vídeo acima a partir de 38:31).

"Existe uma pressa maluca para voltar por conta do dinheiro da televisão. A Globo bloqueou o pagamento final, 'não tem jogo, não pago. Quando voltar, eu pago'. E os caras querem voltar por isso. No caso do Flamengo, essa pressa toda não é pelo dinheiro do Carioca porque não existe, ele não vendeu os direitos para a televisão do campeonato estadual, mas me parece que o intuito é voltar a jogar para treinar e jogar as outras competições assim que possível, por que onde o dinheiro vai entrar? No fundo é tudo a mesma coisa, todo mundo quer voltar por conta da grana", finaliza o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.