Topo

Grêmio e Inter mantém treinos mesmo sem nova previsão de volta do Gauchão

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/05/2020 04h00

Grêmio e Internacional vão continuar os treinamentos, mesmo sem nova previsão de retorno do Campeonato Gaúcho. O entendimento de ambos os times é que os atletas estão mais seguros para realização de treinos nas dependências dos clubes, adaptadas com protocolo preventivo e estruturas temporárias, do que em casa.

A FGF (Federação Gaúcha de Futebol) se reuniu ontem (6) com os 12 clubes do Gauchão e informou que não tem data para retomar as partidas oficiais. O plano de voltar ainda em maio foi descartado na terça, em reunião com o governador Eduardo Leite.

No Grêmio, a agenda de treinos terá atividades no final de semana. Os treinamentos deverão ser físicos, sem trabalhos com bola. Comissão técnica e diretoria alinharam programação que prevê atividades para até quatro semanas sem jogos.

A liberação para treinos à distância só é cogitada se houver mudança no quadro de avanço do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Até lá, as atividades no CT Presidente Luiz Carvalho serão mantidas.

No Internacional, o plano é quase idêntico. O clube já começou atividades com bola individuais e também deverá ter agenda no final de semana. A programação também tem sessões a longo prazo, para recondicionamento.

A posição da dupla Gre-Nal é isolada, até o momento. Os outros dez clubes do Gauchão preferem aguardar data de volta dos jogos para retomar treinos. Um dos argumentos também é o custo diário de retomada das atividades.

A FGF marcou nova videoconferência com os clubes para sábado (9), às 15h (horário de Brasília). A reunião virtual vai analisar novo decreto estadual que pode ter diretrizes voltadas ao futebol. Caso o texto não englobe os clubes, o encontro será adiado.