Topo

Cruzeiro

Cruzeiro fará caminho contrário e voltará com alguns garotos para a base

Vários garotos foram promovidos no início de 2020 para preencher o vazio após debandada dos medalhões - Fernando Moreno/AGIF
Vários garotos foram promovidos no início de 2020 para preencher o vazio após debandada dos medalhões Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Do UOL, em Belo Horizonte

07/05/2020 04h00

Depois de passar por uma grande reformulação no elenco e ser forçado a enxugar seus gastos, o Cruzeiro iniciou o ano precisando subir com vários garotos para o time principal. Ao todo, 12 jovens foram promovidos, mas nem todos possuíam o grau de maturação necessário. Mesmo que atrasada, a diretoria iniciou a montagem do time e ainda está à procura de outros reforços para Enderson Moreira. Portanto, agora a tarefa será enxugar o plantel, e o clube vai retornar com alguns jogadores (três já voltaram) para a base a fim de não queimá-los no decorrer da temporada.

Como ainda não teve nenhum contato presencial com o grupo, as primeiras análises de Enderson Moreira foram apenas por vídeos. Assim que o clube for autorizado a voltar a treinar na Toca da Raposa, o técnico fará novas observações antes de comunicar os cortes aos jogadores. A intenção de Enderson é de contar com um plantel entre 28 e 30 atletas. No momento, o Cruzeiro tem 36 jogadores listados em seu site oficial.

Algumas promessas já deram sinais de maturidade e permanecerão no time principal. Jogadores como Mauricio, Jadson e Thiago colheram elogios nos primeiros jogos do ano. Em contrapartida, outros foram pouco aproveitados e deverão perder ainda mais espaço, seja com a chegada de novos reforços ou por causa do alto número de atletas em alguns setores. A zaga, por exemplo, conta hoje sete integrantes, enquanto o setor ofensivo tem dez nomes à disposição.

Além do meia Régis, o Cruzeiro ainda quer trazer outros três reforços para Enderson Moreira. Dois serão para as laterais. Na esquerda, o clube ainda tenta se entender com Dodô, que vestiu a camisa estrelada em 2019, mas ainda negocia um novo contrato. Na direita, Enderson conta com Edilson e Valdir, garoto pouco utilizado e que deverá deixar o time após a chegada de um novo contratado. O terceiro alvo da diretoria será um atacante velocista, que poderá ficar com a vaga de Vinícius Popó, Alexandre Jesus ou Caio.

Se o Cruzeiro mantiver o número de 36 jogadores e contratar os outros três reforços pretendidos, o clube chegará a quase 40 jogadores no plantel. Caso nenhum deixe a equipe, Enderson precisará fazer pelo menos nove cortes. Vale lembrar ainda que dois jogadores treinaram separadamente na Toca da Raposa e também seguem com o futuro indefinido, casos de Marcelo Hermes e Luiz Gustavo.

Cruzeiro