Topo

Quem é a discreta irmã de Zidane que voltou ao foco após fala de Materazzi

Zinedine Zidane e Lila Zidane, irmã dois anos mais velha que o astro francês, hoje técnico do Real Madrid - AFP
Zinedine Zidane e Lila Zidane, irmã dois anos mais velha que o astro francês, hoje técnico do Real Madrid Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

05/05/2020 04h00

Quase 14 anos depois, o ex-zagueiro Marco Materazzi voltou a falar sobre o icônico lance em que recebeu uma cabeçada de Zidane durante a final da Copa do Mundo de 2006, vencida pela seleção italiana contra a França. Ao longo dos anos circularam rumores sobre o teor da provocação que rendeu o gesto, mas só agora o ex-jogador aproveitou uma transmissão ao vivo na internet para dar detalhes sobre o ocorrido.

"Tivemos um contato na área, e ele estava perto de marcar um gol na primeira parte da prorrogação. Então, Gattuso me pediu para marcar bem. Após o primeiro choque, eu me desculpei e ele reagiu mal. Ele [Zidane] disse: 'eu lhe darei minha camisa mais tarde' e respondi que preferia a irmã dele", revelou Materazzi.

Assim como ocorreu na época, o nome da irmã de Zidane voltou ao topo das pesquisas em ferramentas de busca e ao foco do noticiário internacional. Lila Zidane, de 49 anos, é a familiar mais próxima do técnico do Real Madrid, de acordo com o periódico francês L'Express. O casal tem mais três irmãos: Noureddine, Madjid e Farid — o último morreu em julho do ano passado, aos 54 anos, de câncer.

Zidane e Materazzi - Peter Schols/Reuters - Peter Schols/Reuters
Imagem: Peter Schols/Reuters

Os cinco irmãos da família francesa de origem argelina eram sócios com partes iguais da empresa "Zidane Diffusion", criada em 2000 para administrar a imagem do jogador e até hoje em operação. Agora em quatro irmãos, eles também são administradores do "Z5", um centro de atividades esportivas e culturais criado na França em 2011. Lila Zidane é secretária-executiva do negócio familiar, gestora de imagem do irmão.

Lila Zidane - AFP - AFP
Imagem: AFP

Curiosamente, a única irmã do astro francês é a primeira pessoa da família com formação universitária. Ela também administra uma empresa do setor financeiro junto com o marido, Yannick Pellet, com quem tem três filhos: Lohenna, Jorhiam e Maithan.

A escassez de informações mais aprofundadas ou quaisquer registros de entrevistas da personagem que originou um bate-boca na final da Copa do Mundo é proposital: toda a família Zidane opta pela discrição na rotina. São raras até mesmo imagens deste núcleo familiar, o que acontece em eventos públicos ou jogos. Lila Zidane é uma das que leva mais a sério a postura discreta da família, tanto é que desistiu de uma iniciante carreira de modelo no começo dos anos 2000 para se dedicar ao mundo dos negócios.

Em 2006, Zidane já havia convertido um pênalti na final entre Itália e França, mas foi expulso pela cabeçada no peito de Materazzi e encerrou a carreira com o amargo sabor do vice-campeonato mundial. Ele já disse em entrevistas ao longo dos últimos anos que se arrepende do gesto, mas não perdoaria Materazzi.