Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: "Jesus mudou bastante sua expectativa com relação aos números"

Do UOL, em São Paulo

05/05/2020 04h00

O técnico Jorge Jesus retornou ao Brasil para dar sequência a seu trabalho no Flamengo, além de negociar a renovação de seu contrato com o clube, que se encerra em 20 de junho. Se antes a negociação pela permanência visava aumento, agora o português já admite até mesmo uma redução em seus vencimentos, o que pode ajudar o clube rubro-negro a mantê-lo.

No podcast Posse de Bola #31, Mauro Cezar Pereira analisa o discurso do técnico flamenguista desde seu embarque em Portugal, com a sinalização para uma negociação mais viável pela permanência no atual campeão brasileiro e sul-americano, além da falta de opções no mercado europeu.

"Ele falou lá em Portugal antes de embarcar que pode haver uma redução salarial, que ele não é diferente de ninguém, que isso está acontecendo com todo mundo. Ou seja, ele mudou bastante, me parece, a sua expectativa com relação aos números, cifras, e não pode ser de outra forma, não poderia ser de outra maneira", afirma Mauro (disponível no vídeo acima a partir de 19:21).

O jornalista também cita a intenção da permanência de Jesus até o final da temporada 2021, o que evitaria a situação atual, de o clube correr o risco de perder o técnico em meio a disputas importantes, já que o calendário brasileiro é diferente do europeu, a base do vínculo atual.

"O contrato dele, a intenção renovando é fazê-lo até o final do ano que vem, seria essa temporada e a outra, pelo menos a priori, caso aconteça. E o que eu imagino, não é informação, é mais uma suposição em cima do que a gente conversa com as pessoas, que ele possa fazer o seguinte: ele vai ganhar menos do que esperava, talvez até menos do que ganha no contrato em vigor, a questão do euro vai ter que ter um ajuste, se não colocar um teto nesse euro, não vai rolar acordo", diz Mauro.

A situação do futebol europeu no momento também não favorece uma saída de Jesus para seu país, uma vez que o clube em melhor situação em Portugal, o Benfica, não tem um forte poderio financeiro para oferecer além do que o Flamengo deve acordar com o técnico em sua renovação.

"Quanto que o mercado lá fora vai oferecer? Em Portugal não há nenhuma opção melhor, o clube mais bem-sucedido financeiramente é o Benfica, que paga quase 4 vezes menos ao seu técnico em relação ao contrato atual do técnico do Flamengo. Não está em condições também de fazer grandes investimentos porque também sofre com os efeitos da pandemia", conclui o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.