Topo

Falcão aprova volta dos treinos e aconselha Neymar a 'seguir o coração'

Falcão do futsal, em entrevista ao Esporte(ponto final) - E(pf)
Falcão do futsal, em entrevista ao Esporte(ponto final) Imagem: E(pf)

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2020 12h30

Maior jogador da história do futsal, Falcão aprova o retorno dos jogadores de futebol aos treinos em seus respectivos centros de treinamento. Convidado do Jogo Aberto desta terça-feira, o ex-camisa 12 destacou a importância da manutenção da forma física pelos atletas enquanto os campeonatos, paralisados por conta do coronavírus, não retornam.

Com protocolos de segurança, Grêmio e Internacional voltam hoje (5) aos treinamentos. Na última quinta-feira (30), o Ministério da Saúde emitiu um parecer dando aval para que o futebol seja retomado no território nacional.

"É um momento que a gente tem que priorizar a saúde, mas é claro que os clubes de futebol também são empresas que querem voltar a trabalhar. Desde que tenha a ordem para que possa voltar a trabalhar, eu acho que dá para fazer um trabalho a cada hora, dez jogadores, dividir um campo em dez espaços para que tenha o trabalho físico e com bola", opinou Falcão, que seguiu:

"Nós que jogamos sabemos que a maior preocupação da comissão técnica é a parte física, é a musculatura, aquele tiro que você não vai conseguir treinar em casa, é a força muscular, o bater na bola com o companheiro. Desde que seja dentro das regras de segurança, eu acho que é bom voltar. Todo mundo quer trabalhar, todo mundo quer estar fazendo alguma coisa".

Em relação à volta dos campeonatos, o ídolo do futsal não escondeu o desejo de ver a bola rolar o quanto antes, mas pediu cautela:

"Tem que ter um cuidado muito grande para que não seja um tiro no pé, mas é claro que, dentro das normas, quanto antes voltar, para nós, como apaixonados pelo futebol... Eu torço para que volte o quanto antes, principalmente essa parte física, para que possa se manter a parte muscular e ganhar tempo quando voltar, e a competições poderem voltar, dentro das normas de segurança, o quanto antes", completou.

Amigo de Neymar, Falcão aproveitou para aconselhar o craque a 'seguir seu coração' em uma possível saída do Paris Saint-Gemain. No clube francês desde agosto de 2017, o craque brasileiro é alvo do Barcelona.

"É uma situação complicada. Embora eu seja amigo dele, eu acho que é um momento que o financeiro já não faz diferença para ele. Graças a Deus, ele é muito bem-sucedido, teve uma administração, principalmente na parte financeira, muito bem-feita. Então, acho que esse não é mais o caso. Acredito que ele tem que ir aonde o coração dele quer, ele precisa ser feliz. Acho que o coração dele tem que falar. A carreira é curta, e não adianta estar em um lugar onde você não se sente totalmente confortável. O Neymar, talvez, queira sair, talvez queira voltar para o Barcelona, ele que sabe da intimidade dele. Acho que ele tem que seguir o coração dele", afirmou Falcão.