Topo

Como Grêmio e Inter voltam aos treinamentos em meio à pandemia da Covid-19

D"Alessandro passa por avaliação médica e teste rápido para o novo coronavírus no CT do Inter - Ricardo Duarte/SC Internacional
D'Alessandro passa por avaliação médica e teste rápido para o novo coronavírus no CT do Inter Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/05/2020 04h00

Grêmio e Internacional voltam aos treinos hoje (5) com protocolos de prevenção e de olho na possível retomada do Campeonato Gaúcho. Os clubes chegaram a trocar informações entre si para montar cartilha de distanciamento social e definição de normas para treinamentos físicos. As diretorias investiram na instalação de estruturas temporárias, eliminaram sessões no interior dos CT's e vão orientar jogadores a chegarem já vestindo uniforme de treino.

Os clubes adquiriram testes rápidos para o novo coronavírus e já iniciaram a testagem em funcionários, jogadores e membros da comissão técnica.

Além dos testes rápidos, o protocolo de distanciamento social e prevenção indica que os atletas e outros presentes aos CT's terão temperatura aferida em intervalos pré-definidos.

Grêmio e Inter vão basear a logística do dia a dia no mesmo princípio: redução de tempo no ambientes comuns do clube.

Médico do Grêmio faz teste para o novo coronavírus em funcionário do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Médico do Grêmio testou funcionários para o novo coronavírus na véspera de reapresentação do elenco
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Os elencos serão divididos em pequenos grupos e os trabalhos serão sempre ao ar livre. O uso de máscaras será obrigatório na chegada e saída, por parte dos jogadores. Os demais funcionários devem usar a proteção o tempo todo. Os atletas também são obrigados a chegar já com roupas de treino e passarão em tendas para testagem e retirada de tênis ou chuteira.

A programação na Arena e no Beira-Rio prevê treinos físicos, mas os goleiros já terão contato com a bola.

Cada clube entregará kits de higiene aos jogadores e reforçará orientação de distanciamento durante as atividades. Os itens usados nos treinamentos serão higienizados constantemente.

No Grêmio, cada jogador terá espaço específicos em diferentes tendas que compõe o circuito de treino. Nestas áreas, o atleta terá líquidos com identificação para uso particular. O mesmo vale para roupas e equipamentos.

A ideia dos clubes é investir as primeiras semanas em treinamento de recondicionamento físico, pelo tempo de inatividade e incerteza de datas para voltar aos jogos oficiais. Mas caso o Campeonato Gaúcho seja retomado, a programação será alterada e nova parte do protocolo passa a ser adotada para treinos com bola.