Topo

OPINIÃO

Arnaldo: "Grêmio e Inter voltando no mesmo dia dos italianos é surreal"

Do UOL, em São Paulo

05/05/2020 04h00

O Brasil passou de 100 mil infectados e 7 mil mortos pelo novo coronavírus, mas há entre dirigentes de federações e clubes que avaliam o retorno das atividades no futebol, com a volta dos treinos programadas já para esta semana, casos dos rivais gaúchos Grêmio e Internacional.

No podcast Posse de Bola #31, o jornalista Arnaldo Ribeiro critica o retorno apressado aos treinos e faz um paralelo com a Itália, que está reduzindo o número de casos da Covid-19 após ter atingido o pico e que só agora iniciou gradualmente o retorno aos treinos, mas ainda sem previsão de volta dos jogos.

"Acho que o que surpreende é que os sinais de Porto Alegre sejam os mesmos dos sinais da Itália, e ao mesmo tempo, isso que é maluco. Grêmio e Inter estão voltando a treinar essa semana, assim como os clubes da Itália estão voltando a treinar essa semana", afirma Arnaldo (disponível no vídeo acima a partir de 47:21).

"Qual é a diferença? A diferença é que a Itália já passou pelo pico da pandemia, foi uma destruição completa, a volta é paulatina, e aqui nós estamos longe do pico e estamos voltando ao mesmo tempo, pensa bem. Grêmio e Inter estão voltando a treinar nos mesmos moldes dos clubes italianos, no mesmo dia, é surreal", completa o jornalista.

Arnaldo cita também a comunicação de Renato Gaúcho, o técnico do Grêmio, com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que incentiva pelo retorno do futebol no momento em que ainda é recomendado o isolamento social como forma de evitar um colapso no sistema de saúde do país pelo novo coronavírus.

"O presidente do Inter [Marcelo Medeiros] deu uma entrevista desastrosa para a Rádio Guaíba falando que quem não quiser treinar vai ser demitido, e em Porto Alegre também reside o principal interlocutor do presidente da República, é o Renato Portaluppi, técnico do Grêmio, que vem discutindo, vem debatendo com o presidente apressado para voltar a prática do futebol", diz o jornalista.

"Acho que só desse exemplo bizarro da coincidência de retorno com as mesmas precauções em Porto Alegre e na Itália, a gente vê que a gente está fora de sintonia, é o mínimo, sendo que, Grêmio e Inter têm condições de, como já fizeram, encomendar teste para todos os jogadores, funcionários e tudo mais, e os times do interior gaúcho não têm condições de fazer isso. Grêmio e Inter, e a Federação Gaúcha, estão pretendendo voltar com o futebol antes mesmo do Campeonato Italiano voltar. É de novo surreal", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.