Topo

Ex-auxiliar de Roger e Mano estuda na quarentena e pensa em carreira solo

Atlético-MG/Divulgação
Imagem: Atlético-MG/Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/05/2020 04h00

Roger Machado e Mano Menezes tem um nome em comum: James Freitas. O auxiliar técnico, que surgiu no Grêmio, foi para o Cruzeiro e recentemente esteve no Atlético-MG, aproveita a quarentena para renovar as ideias sobre futebol e com isso acalenta o plano de se emancipar. A carreira solo é plano antigo e que pode ganhar força após a pandemia do novo coronavírus.

Aos 51 anos, James tem histórico forjado no trabalho em categorias de base. A partir de 2015, ingressou no profissional e escalou degraus até chegar a ser valioso no mercado. Em 2017, trocou Porto Alegre por Belo Horizonte a pedido de Mano Menezes. Saiu do Cruzeiro para reencontrar Roger Machado no Palmeiras e, na sequência, voltou a Minas Gerais. Depois, trocou a Toca da Raposa pela Cidade do Galo. Agora, tira os dias em casa para aprofundar conceitos.

"Tem que tirar coisas positivas desse momento. É importante se organizar, se reciclar. Tenho pensado coisas sobre treinos que a gente acredita e não consegue rever, estruturar para aplicar no dia a dia. Com a rotina é mais difícil estudar, se aprofundar e agora existe tempo para isso", comenta Freitas. A carreira como auxiliar técnico pode ser encerrada ainda em 2020.

"Quando eu entrei no futebol, lá no início profissional, ao ser preparador físico e antes de ser praticamente alçado a treinador, eu pensei. Fiquei 17 anos trabalhando na base, tive experiências pontuais como treinador. Futuramente, esse é o caminho a ser trilhado. Tenho contato bom com Roger, com Mano. Se tiver oportunidade, vou com eles. Mas talvez em um futuro não tão distante possa retomar a carreira de treinador", diz James Freitas.

Desde que deixou o Atlético-MG, o profissional recebeu sondagens. Com a suspensão de treinos e jogos, o mercado recuou. Nas próximas semanas alguns estados devem retomar atividades. Um nome está à disposição.