Topo

Crítica de Caio para Raí pega mal na Globo, mas não o faz perder prestígio

Reprodução/Globo
Imagem: Reprodução/Globo

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

02/05/2020 04h00

A crítica feita pelo ex-jogador e comentarista Caio Ribeiro contra o diretor de futebol do São Paulo Raí sexta (30) no SporTV não pegou muito bem dentro da Globo. Porém, mesmo com a discordância praticamente universal na emissora, o fato não o fez perder prestígio junto à alta cúpula do Esporte da Globo.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, praticamente toda da redação e colegas de Caio Ribeiro discordaram da fala do comentarista, dizendo que no momento em que o presidente Jair Bolsonaro ataca jornalistas diariamente e defende o retorno do futebol mesmo com a escalada da pandemia da Covid-19, as pessoas e entidades precisam se posicionar.

Além disso, também existe o entendimento de que Raí pode falar o que acha necessário e que os clubes precisam, nesse momento, evitar o retorno precipitado das competições de futebol. Mesmo com a discordância, existe o entendimento de que Caio também tem direito de expressar a sua opinião.

O fato é que a crítica a Raí pegou mal, porque vai contra o que a Globo tem pregado na pandemia: o retorno do futebol não pode ser discutido num momento de aumento dos casos de covid-19.

Mesmo assim, as críticas não tiveram impacto na alta cúpula da Globo. Executivos dizem que é uma opinião pessoal e que Caio segue sendo um bom comentarista para transmissões de futebol. A visão é que ele agrada aquele espectador que não acompanha futebol de forma tão incisiva, explicando didaticamente a partida.

A preocupação é como suas críticas vão repercutir neste público. A direção da Globo acompanha tudo de perto, para que não haja nenhum tipo de problema maior com seu comentarista.

Por enquanto, Caio continuará participando de programas do SporTV, como o "Redação" e o "Seleção", sempre que requisitado. Ele também deve participar de transmissões da "Faixa Especial" e de competições de videogame que estão sendo preparadas para as próximas semanas.

Caio disse que opiniões de Raí podem respingar no SPFC

Caio Ribeiro não gostou das críticas feitas por Raí ao presidente Bolsonaro e a seu jeito de liderar o Brasil durante a pandemia do coronavírus. Para o comentarista, o dirigente são-paulino deveria ater-se ao esporte e guardar suas opiniões sobre política.

"Eu não gostei do discurso do Raí. Ele falou muito pouco de esporte e muito sobre política. Por mais que ele diga que é a opinião pessoal, hoje ele é o homem forte do São Paulo. E as declarações e opiniões que ele dá respingam na instituição. Então, ele tem que falar de esporte. Quando ele fala de renúncia, hospitais públicos, tudo isso, me parece que tem uma conotação política em relação a preferências", declarou o comentarista.

A fala de Caio causou reação imediata nas redes sociais. Colegas do apresentador discordaram publicamente dele. A fala com teor mais forte veio de Casagrande, também comentarista da Globo. Casão disse concordar com Raí.

"Eu penso exatamente como o Raí. Sou contra a volta do futebol neste momento. Todos os dias, as mortes aumentam no país. É um absurdo pensar nisso. Já falei diversas vezes sobre esse assunto. Numa Democracia, todas as pessoas podem e devem expressar suas opiniões sobre qualquer assunto, independentemente da sua profissão. Ninguém pode querer censurar a fala do outro e determinar qual o assunto que se pode falar. Isso, no meu entender, é antidemocrático", disse Casagrande.