Topo

Santos

Santos é vice-líder da era dos pontos corridos, mesmo com apenas um título

Santos campeão brasileiro em 2004 - Fernando Santos/Folha de S. Paulo
Santos campeão brasileiro em 2004 Imagem: Fernando Santos/Folha de S. Paulo

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

30/04/2020 04h00

O Santos foi o último campeão do Brasileirão disputado no formato mata-mata, em 2002, e iniciou a era dos pontos corridos do torneio com um vice-campeonato (2003) e um título (2004). Outras equipes conquistaram o torneio mais vezes do que o Peixe desde então, mas desde a criação do sistema de disputa, o Alvinegro Praiano é o segundo time que mais conquistou pontos, como mostra um levantamento feito pelo UOL Esporte.

Durante os 17 anos desta fórmula de disputa do Brasileirão, o Peixe somou 1043 pontos e fica atrás somente do São Paulo, tricampeão no período, que tem 1103. Além do SPFC, cinco clubes venceram o torneio mais vezes que o time da Vila Belmiro, mas ficam atrás do time da Baixada na pontuação geral: Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Cruzeiro.

O Santos chegou a liderar a estatística por quatro anos, entre 2004 e 2007, quando foi ultrapassado pelo São Paulo. Em 2009, o Peixe caiu para a quarta colocação geral, onde ficou até 2016, quando subiu para terceiro. O alvinegro só retomou a vice-liderança das mãos do Cruzeiro no meio do ano passado.

Apesar de não ter erguido tantas taças do Brasileirão, o Peixe figura na parte de cima da tabela pelas campanhas positivas dentro do período: foram quatro vice-campeonatos (2003, 2007, 2016 e 2019) e outras duas vezes em que ficou entre os quatro primeiros: foi terceiro em 2017 e quarto em 2006.

Das últimas quatro edições do Campeonato Brasileiro, o Santos só não ficou entre os quatro primeiros colocados em uma, em 2018. Outro fator que colabora para o acúmulo de pontos é que o Peixe é, ao lado de São Paulo, Flamengo e Fluminense, um dos quatro clubes que disputou todas as edições da Série A do torneio, ou seja, não foi rebaixado.

Mesmo disputando todas as edições e tendo a possibilidade de somar um total maior do que alguns dos rivais, o Santos ainda aparece no topo quando a métrica é média de pontos por torneio: são 61 pontos por participação, atrás apenas de São Paulo (65) e Corinthians (62).

Santos