Topo

Fluminense

Ex-Flu relembra massacre de 7 a 1 contra o Bota após 26 anos: "cabia mais"

Mário Tilico, ex-jogador de São Paulo, Fluminense e Cruzeiro. Ele recordou goleada do Flu por 7 a 1 sobre o Bota - Reprodução
Mário Tilico, ex-jogador de São Paulo, Fluminense e Cruzeiro. Ele recordou goleada do Flu por 7 a 1 sobre o Bota Imagem: Reprodução

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/04/2020 04h00

Rivais desde 1905, Fluminense e Botafogo tornaram o "Clássico Vovô" um dos mais importantes do país. Entre os 366 capítulos desta história centenária, um deles tem lugar cativo no coração do tricolor, que "festejou" ontem (29) os 26 anos de um confronto que ficou eternizado também — mas de maneira infeliz — para os botafoguenses.

Em 29 de abril de 1994, o duelo entre os adversários marcava a primeira rodada do quadrangular final do Carioca. Para apenas 3.230 mil torcedores, Mário Tilico teve sua grande noite dentre as suas 21 atuações com a camisa tricolor. Passado este tempo, o antigo ponta-direita ainda lembra com riqueza de detalhes o baile sobre os alvinegros. Placar de triste memória para os brasileiros, o 7 a 1 é motivo de orgulho para ele.

"Eu só não fiz chover naquela noite. Não fui campeão pelo Fluminense, mas fiquei eternizado por esse jogo mesmo ficando só seis meses no clube. Deu tudo certo para nós, mas também tudo errado para eles. Tivemos ainda umas duas ou três chances para ampliar. Podia ter sido mais", lembrou Tilico ao UOL Esporte.

A noite de gala do camisa 7 foi construída com um gol por cobertura, duas assistências para Ézio, e a falta que resultou no pênalti cobrado e convertido por Branco. Do baú das memórias, Tilico recorda detalhes daquele massacre.

"Como era um quadrangular, a gente sabia que o saldo de gols poderia ser decisivo. Como fomos para o vestiário vencendo por 4 a 1, nossa conversa foi no sentido de aproveitar a situação e marcar mais vezes. Foi esse o nosso papo com o Delei, que era nosso treinador naquele dia. Sou mais lembrado por esse jogo do que muitos outros que passaram pelo clube", contou.

E tempo não faltava para aumentar a goleada, mas o Flu pecou na hora da conclusão. Ele garantiu que o placar não foi mais elástico por conta de algum pedido dos rivais, mas lembrou da expressão dos botafoguenses durante aquele baile:

"Eles estavam em campo, mas completamente aéreos. Era como se não estivessem. Eles estavam tão desnorteados que nem pediram para a gente tirar o pé."

Relembre a ficha técnica

Fluminense 7 x 1 Botafogo

Local: Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro)
Campeonato: Campeonato Carioca de 1994
Data: 29/04/1994
Público: 3.230 pagantes
Renda: Cr$ 16.052.000,00
Juiz: Jorge Travassos (RJ)
Gols: Ézio, aos 6' do 1º tempo; Luís Henrique, aos 8' do 1º tempo; Ézio, aos 18' do 1º tempo; Luís Antônio, aos 24' do 1º tempo; Grizzo, aos 36' do 1º tempo; Mário Tilico, aos 25' do 2º tempo; Luís Antônio, aos 30' do 2º tempo ; e Branco, aos 34' do 2º tempo

FLUMINENSE: Ricardo Cruz; Alfinete, Rau, Luís Eduardo e Branco; Jandir, Cláudio, Luís Antônio e Luís Henrique (Wallace); Mário Tilico e Ézio. Técnico: Delei.

BOTAFOGO: Wagner; Perivaldo, Márcio Theodoro, Rogério Pinheiro e Eduardo; Nélson, Fabiano (Grizzo), Sérgio Manoel e Bob; Reginaldo (Marcelo) e Túlio. Técnico: Dé.

Fluminense