Topo

Campeonato português volta a campo em 30 de maio com portões fechados

Primeiro-ministro de Portugal, António Costa - Michele Tantussi/Reuters
Primeiro-ministro de Portugal, António Costa Imagem: Michele Tantussi/Reuters

Do UOL, em São Paulo

30/04/2020 18h45Atualizada em 30/04/2020 20h21

A Primeira Liga, primeira divisão do campeonato português, voltará a campo em 30 de maio, segundo anunciado pelo primeiro-ministro António Costa e publicado pelo jornal The Guardian. Os jogos, porém, acontecerão sem a presença dos torcedores.

"Esse retorno do futebol se aplica apenas à Primeira Liga e se dará sob restrições rígidas", disse Costa. "As partidas serão disputadas com os portões fechados, sem torcedores nas arquibancadas, seja qual for o estádio ou o jogo", completou.

A Primeira Liga foi suspensa após o fim da 24ª rodada, em 13 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus. Porto, Benfica, Braga e Sporting, nesta ordem, ocupavam as quatro primeiras posições à época.

A volta do futebol é parte das estratégias adotadas por Portugal para, aos poucos, afrouxar as políticas de isolamento impostas à população. O plano de três fases começa a ser posto em prática na próxima segunda-feira (4), com a reabertura de diferentes setores da economia a cada 15 dias.

A princípio serão liberados pequenos comércios locais, cabeleireiros e livrarias, ainda de acordo com o governo português.