Topo

Uefa dá prazo para ligas europeias decidirem se encerrarão temporadas

Vinícius Jr em jogo do Real Madrid contra o Manchester City pela Liga dos Campeões - Javier Soriano/AFP
Vinícius Jr em jogo do Real Madrid contra o Manchester City pela Liga dos Campeões Imagem: Javier Soriano/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/04/2020 11h41

A Uefa, entidade que organiza o futebol europeu, deu até o dia 25 de maio para todas as 55 ligas europeias decidirem o curso das respectivas competições em meio à pandemia do novo coronavírus. A confederação informou o prazo em carta enviada às entidades nacionais, de acordo com o Sky Sports.

A exigência servirá para conhecer os classificados para as competições europeias nos respectivos campeonatos.

"As federações e/ou ligas nacionais devem estar em posição de comunicar à Uefa até 25 de maio de 2020 o reinício planejado de suas competições nacionais, incluindo a data de reinício e o formato de competição relevante", diz a carta assinada pelo presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.

Depois de receber as decisões, o Comitê Executivo da Uefa deve se reunir no dia 27 de maio para debater sobre o reinício da Liga Europa e da Liga dos Campeões.

"No caso de uma competição nacional ser encerrada prematuramente por motivos legítimos, a Uefa exigiria que a federação nacional explicasse, antes de 25 de maio de 2020, as circunstâncias especiais que justificam esse interrompimento prematura e selecione os clubes das competições de clubes da Uefa em 2020/21, com base no mérito esportivo das competições nacionais de 2019/20", segue a carta.

Ainda de acordo com a publicação, a Uefa também pediu a federações, como a Federação Holandesa, que "expliquem as circunstâncias especiais que justificam o término prematuro".

Por fim, foi acordado que as associações podem cancelar a respectiva temporada apenas se os governos impedirem a realização de eventos esportivos ou por "problemas econômicos insuperáveis" arriscarem a "estabilidade financeira de longo prazo" de competições e clubes nacionais.