PUBLICIDADE
Topo

Futebol

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Juca: "Melhor presidente do Corinthians se chama Luiz Inácio Lula da Silva"

Do UOL, em São Paulo

28/04/2020 04h00

O Corinthians tem problemas financeiros e parte desta dificuldade está relacionada ao seu estádio, inaugurado em 2014 e sede da partida de abertura da Copa do Mundo disputada no Brasil, naquele ano. No podcast Posse de Bola #30, Juca Kfouri fala sobre a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estádio e da ideia inicial que acabou virando dívida com a Operação Lava Jato.

"Eu costumo dizer e mantenho — e não é um elogio, para deixar bem claro, é uma crítica republicana —, que o melhor presidente do Corinthians se chama Luiz Inácio Lula da Silva. É por causa da existência do Lula como presidente da República, que o Corinthians construiu o CT que construiu, o Corinthians construiu a Arena que construiu, que não era para ser paga", afirma Juca (disponível no vídeo acima a partir de 40:15).

"A Arena era um presente da Odebrecht. Só que em meio ao presente estar se consumando, houve uma Operação Lava Jato e essa operação exige que o Corinthians pague aquilo que o Corinthians não pagaria. O plano era a manutenção dos governos do PT e, de alguma maneira, a Odebrecht ser compensada pelo presente que tinha dado para o Corinthians, o seu estádio, que saía a preço de amendoim diante de tudo o que o futuro projetava. Só que esse futuro foi interrompido", completa o jornalista.

Juca destaca também, que embora o político negue, o próprio presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, já admitiu em gravação a participação do presidente que governou o Brasil por dois mandatos, entre 2003 e 2010, e que é declaradamente torcedor corintiano.

"Apenas para registrar, porque eu sei o que vem agora em função desse Posse de Bola de hoje. 'Não, o Lula nunca teve nada a ver com isso'. Há uma entrevista gravada, feita pelo [Luiz] Maklouf com o Andrés, na revista Época, em que ele diz com todas as letras da participação do Lula na existência da Arena Corinthians", completa Juca (disponível a partir de 48:49).

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Futebol