Topo

OPINIÃO

Juca: "Final de 1994 foi decepcionante. A pior final da história das Copas"

Do UOL, em São Paulo

28/04/2020 12h00

O torcedor brasileiro teve a oportunidade de conferir no último domingo (26), na TV Globo, a reprise da final da Copa do Mundo de 1994, em que a seleção brasileira conquistou o tetracampeonato mundial ao vencer a Itália por 3 a 2 nos pênaltis, depois de 120 minutos sem gols no tempo normal e na prorrogação.

Entre os cinco títulos do Brasil em Copas, o time comandado por Carlos Alberto Parreira é o que mais recebeu críticas pelo futebol pouco vistoso. No podcast Posse de Bola #30, Juca Kfouri lembra que estava nos Estados Unidos cobrindo o Mundial e cita a culpa da Fifa para a final que ele considera a pior de todas as Copas.

"O jogo final foi literalmente um porre, 120 minutos de porre, com ainda a agravante que o Romário, que foi o grande herói da Copa, o cara que carregou o time do Brasil, perde três gols, um deles inacreditável. Claro, contribuiu para isso a burrice da Fifa em fazer um jogo às 12h, em Los Angeles, decidindo uma Copa na terra dos torcedores que gostam de contagens altas", afirma Juca (disponível no vídeo acima a partir de 4:00).

"E aí você apresenta o futebol para eles com uma final de Copa do Mundo a 40 graus à sombra, 45 no gramado, 120 minutos de 0 a 0, sem nenhum gol. E ainda, nos dois primeiros pênaltis, um o [Franco] Baresi chuta na lua, e o outro o Márcio Santos perde. Enfim, foi uma final realmente decepcionante, a pior final da história das Copas. E a seleção, eu acho que, com o tempo, foi tendo o lugar que ela merece, alguns jogadores foram reconhecidos, mas não é, de fato, uma seleção encantadora", completa Juca.

Apesar da crítica, o jornalista acredita ser um excesso rotular o time tetracampeão mundial pela forma pragmática com que atuava.

"De fato, a imagem do time de 1994, é o time resultadista, e talvez seja um excesso limitar aquele time a este rótulo: resultadista", finaliza Juca.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.