Topo

Corinthians

Quem é a maior vítima do Corinthians em Itaquera? E o maior carrasco?

Pedrinho em ação no clássico contra o São Paulo no ano passado: Corinthians venceu o rival nove vezes em Itaquera - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Pedrinho em ação no clássico contra o São Paulo no ano passado: Corinthians venceu o rival nove vezes em Itaquera Imagem: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

26/04/2020 04h00

O Corinthians atingiu a marca de 200 jogos na sua arena no último duelo antes da paralisação por causa do coronavírus. Quase seis anos depois da abertura do estádio, o UOL Esporte mostra um Raio X do desempenho corintiano diante dos seus adversários nesse período.

A equipe alvinegra já enfrentou 71 rivais na Arena Corinthians. O mais comum é o Santos, com 13 confrontos, um a mais que o São Paulo e dois a mais que o Palmeiras. Outros 36 clubes visitaram Itaquera apenas uma vez.

Dessa forma, 35 times enfrentaram o Corinthians em Itaquera mais de uma vez. O time corintiano soma o maior número de vitórias diante do São Paulo: nove, seguido de Santos (sete), Ponte Preta (seis), Palmeiras e Sport (ambos com cinco).

O aproveitamento obtido contra os são-paulinos é de 83%, inferior ao alcançado diante da Ponte Preta (90%). O Corinthians conseguiu somar 100% dos pontos disputados contra Sport (cinco jogos), Vasco (quatro), Goiás, Botafogo-SP (ambos três jogos), Oeste, Novorizontino, Linense, Bragantino, América-MG e Deportivo Lara-VEN (todos em duas partidas) - a lista tem apenas os rivais com mais de um duelo na Arena.

Os carrascos

O Palmeiras impôs três derrotas ao Corinthians em Itaquera, embora os corintianos tenham vencido cinco vezes. O aproveitamento de 56% é superior ao alcançado contra o Flamengo: 52%, com três triunfos, dois empates e duas derrotas.

O desempenho do Corinthians é inferior a 50% contra Athletico-PR (47%), Figueirense (44%), Red Bull (42%), Racing-ARG (33%), Ceará (22%) e Santo André (17%) - a lista, novamente, considera os adversários com mais de dois jogos no estádio.

O time corintiano ainda não conseguiu vencer Ceará (três jogos), Racing (dois) e Santo André (dois). Entre os times que mediram forças apenas uma vez com o Corinthians em Itaquera, seis deles não perderam pontos: Inter de Limeira (venceu por 1 a 0 este ano), Independiente del Valle (2 a 0 em 2019), São Bento (1 a 0 em 2018), Independiente-ARG (2 a 1 em 2018), Millonarios (1 a 0 em 2018) e Atlético-GO (1 a 0 em 2017).

Nos 200 jogos disputados em Itaquera, o Corinthians obteve 123 vitórias, com 54 empates e 23 derrotas. O time foi às redes em 318 oportunidades e sofreu 134 gols. Na última partida, disputada no dia 15 de março, a equipe ficou no 1 a 1 com o Ituano, em duelo válido pela décima rodada do Paulistão.

A lista dos 36 clubes que jogaram contra o Corinthians em Itaquera apenas uma vez é essa: Atlético-GO, Audax, Avenida, Capivariano, Cerro Porteño-PAR, Cobresal, Colo-Colo-CHI, Corinthian-Casuals, Criciúma, CSA, Danubio-URU, Fortaleza, Independiente-ARG, Independiente del Valle-EQU, Independiente Santa Fe-COL, Inter de Limeira, Joinville, Luverdense, Marília, Millonarios-COL, Mirassol, Mogi Mirim, Montevideo Wanderes-URU, Nacional-URU, Once Caldas-COL, Paraná Clube, Patriotas-COL, Penapolense, Portuguesa, Santa Cruz, São Bento, São Bernardo, São Caetano, San Lorenzo, Universidad de Chile e XV de Piracicaba.

Corinthians