Topo

Goleira do Flamengo aprimora hobby e desenha super-heróis durante pandemia

Goleira Kaká, do Flamengo, é fã de ilustrações e desenha super heróis durante a pandemia da Covid-19 - Comunicação/Flamengo
Goleira Kaká, do Flamengo, é fã de ilustrações e desenha super heróis durante a pandemia da Covid-19 Imagem: Comunicação/Flamengo

Alexandre Araújo e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/04/2020 04h00

Não é apenas em campo que Renata Maria Sant'anna, a Kaká, demonstra habilidade com as mãos. Fora dele, a goleira do Flamengo/Marinha vem aproveitando a paralisação das atividades para aperfeiçoar outra aptidão: o desenho. Se nas quatro linhas ela veste luva e evita o toque final na arte dos atacantes adversários, longe delas quem dita os traços e cores é a rubro-negra.

O hobby tem ajudado a jogadora a passar o tempo durante este período em que os treinos e campeonatos estão suspensos por conta da pandemia de coronavírus. Heróis como o Homem-Aranha e o Coringa estão sendo retratados pela atleta.

"É uma coisa que já faço há bastante tempo. Como estou com um pouco mais de tempo agora, distrai bastante. O tempo acaba passando mais rápido. Às vezes, você começa a fazer um e a hora voa. Então, acaba sendo algo divertido de fazer porque tem alguns desafios. Para mim, tem sido excelente", disse.

Experiente, Kaká está acostumada ao pódio e tem no currículo títulos importante, como Libertadores, Mercosul, Copa do Brasil e Brasileiro. Mas no diz respeito aos desenhos, adota a discrição. Ainda assim, as ilustrações renderam um fã incondicional:

"Realmente, não gosto muito de mostrar. Só algumas meninas do time que sabem. Faço o desenho e deixo guardado. Agora que eu tenho publicado em rede social, mais para mostrar meu passatempo mesmo. Meu sobrinho [Fabrício, de 6 anos] que adora. Ele até pintou uma parede de branco para que fazer desenho para ele colocar. Prometi a ele e, agora, quero colocar alguns em um quadro e dar para ele".

Apesar de o gosto pelo desenho ter surgido ainda cedo, ela não hesita ao ser questionada qual paixão veio primeiro. Ela, inclusive, lembra que o futebol a fez rejeitar oportunidades em outras modalidades.

Ilustração da goleira Kaká, do Flamengo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Ilustração da goleira Kaká, do Flamengo
Imagem: Arquivo Pessoal

"Futebol, sem dúvida! Já tive oportunidade de fazer outras coisas, mas futebol já está comigo desde que nasci, desde o momento que descobri o que era chutar uma bola. Futebol é o que chama toda minha atenção, é meu maior amor. Até tive oportunidade de fazer judô quando era mais nova, mas não quis porque teria de parar o futebol", contou.

Além dos desenhos, Kaká também tem treinado neste período de paralisação e tentado seguir as orientações do clube, enquanto aguarda o retorno da rotina.

"Estamos seguindo as orientações da preparação física. Nos passaram um cronograma para tentarmos fazer os exercícios, ao menos para manter a forma. Conseguimos pegar uns materiais no clube e trazer para casa, então, a gente consegue manter. Não é igual ao treino do dia a dia, mas vamos seguindo do jeito que dá. Tenho um quintal que dá para bater bola. Não dá para fazer queda, mas dá para treinar pegada, colocar um elástico. Dá para se virar", afirmou ela.

Meu passatempo favorito ????

Uma publicação compartilhada por Kaká Sant'Anna (@kakasantana.22) em

Questionada sobre qual desenho gostaria de fazer ao fim do ano, Kaká admite que gostaria de retratar um adeus feliz a 2020, após o mundo passar pela pandemia.

"A competição não vai terminar em dezembro, mas faria um desenho representando vitória. Estamos passando por algo ruim e, quando chegar ao fim do ano, é mais um momento de agradecimento mesmo. Seria algo levantando as mãos para o céu e agradecendo por poder terminar de forma positiva", afirmou a goleira e artista do Flamengo.