Topo

Revista inglesa elege cinco brasileiros entre maiores dos último 25 anos

Romário e Ronaldo, juntos pela seleção brasileira - Getty Images
Romário e Ronaldo, juntos pela seleção brasileira Imagem: Getty Images

Do UOL, no Rio

25/04/2020 16h41

A revista inglesa Four Four Two elegeu os 25 melhores jogadores de futebol do mundo nos últimos 25 anos. A publicação destacou cinco brasileiros na lista liderada pelo argentino Lionel Messi. Sobre o jogador do Barcelona, o texto questiona: "Ainda há algo a dizer sobre ele?", e ressalta a consistência e a regularidade do jogador ao longo da carreira. "São 603 gols em 687 jogos pelo Barcelona, mas as estatísticas são pequenas, se comparadas ao peso dele para a equipe".

Brasileiro mais bem colocado na lista, em 4º lugar, Ronaldo é destacado pela "volta por cima diante de tantas lesões no joelho e seu desempenho no pentacampeonato do Brasil em Copas do Mundo". Colado no Fenômeno, na 5ª posição, Ronaldinho Gaúcho é apontado como um "jogador de magia". Seu desempenho com a camisa do Barcelona também é destacado como "a maior demonstração de habilidade que uma geração inteira viu".

Na 11ª posição, Rivaldo é enaltecido pela "habilidade e força combinadas com um faro de gols incrível". Melhor jogador do mundo em 1999, o feito é destacado pela revista, assim como a parceria com Ronaldo na Copa de 2002.

Kaká aparece na 14ª posição do ranking da revista. O texto destaca a sua importância tática e protagonismo em conquistas pelo Milan, da Itália. A inteligência tática do jogador, assim como o preparo físico que demonstrou durante o período de auge da carreira, também é mencionado.

E é claro que a revista não se esqueceria do herói do tetra. Romário surge na 23ª posição e é descrito como "um dos maiores centro-avantes que o mundo já viu". O desempenho do Baixinho com a camisa do Barcelona e o protagonismo na conquista da Copa do Mundo de 1994 é lembrado. A revista lamenta o fato de Romário não ter jogado por mais anos no futebol europeu, tendo retornado ao Brasil no auge da carreira.

Completam o pódio, ao lado de Messi, o português Cirstiano Ronaldo, que atualmente joga na Juventus da Itália e o eterno carrasco da Seleção Brasileira, o francês Zinedine Zidane.