Topo

Cafu se emociona ao rever penta: 'Só não chorei porque sou meio durão'

Cafu levanta taça da Copa do Mundo - Reprodução Instagram
Cafu levanta taça da Copa do Mundo Imagem: Reprodução Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/04/2020 09h33

Capitão da seleção brasileira na conquista da penta, Cafu se emocionou ao rever, no dia 12 de abril, na Globo, a final da Copa do Mundo de 2002. Convidado do Bom Dia São Paulo desta sexta-feira, o ex-jogador, que participou da reexibição da vitória brasileira sobre a Alemanha, afirmou que só não chorou por ser 'meio durão'.

"Emocionante. Eu me emocionei bastante. Eu só não chorei porque sou meio durão. Mas é uma sensação muito gostosa, de dever cumprido, onde nós tivemos a oportunidade de levar para mais 200 milhões de brasileiros alegria e felicidade de sagrar-se tetracampeão do mundo, e depois, pentacampeão do mundo", afirmou Cafu.

Já sobre a 'gratificante' sensação de levantar a taça da Copa do Mundo, o ex-lateral descreveu a festa de seus companheiros de seleção em Yokohama (JAP), e resumiu sua história com a amarelinha.

"O meu sorriso até melhora quando eu vejo essa imagem. Olha só que coisa mais linda, aquela sensação de dever cumprido. Nós cumprimos o nosso dever com o povo brasileiro. Nós somos campeões do mundo. Quando eu estava levantando a taça, que olhei para baixo e vi todo mundo se abraçando, eu vi uma das imagens mais lindas do mundo, porque, naquele momento, eles pouco se importavam com a taça, eles se importavam em um abraçar o outro e falar 'gente, nós somos campeões do mundo, parabéns'", contou o campeão mundial.

"Eu sou um dos cincos representantes do futebol mundial e do nosso país que tive a oportunidade de levantar a taça de campeão do mundo, então é muito emocionante e gratificante. Eu sempre tive um sonho de ser um jogador de futebol, mas não sabia que iria chegar a três finais de Copa do Mundo consecutivas, como capitão de uma seleção e levantar a taça de campeão do mundo. É uma sensação maravilhosa", completou.

Além do penta, Cafu também fez parte do elenco que, em 1994, venceu a Itália nos pênaltis e garantiu o tetracampeonato mundial. Citando a narração de Galvão Bueno na ocasião, o ex-jogador recordou a festa verde-amarela ao ver Roberto Baggio perder a penalidade.

"Ver a narração do Galvão, a paixão que ele coloca em narrar, a paixão que ele coloca em narrar 'É Tetra! É Tetra! Sai que é sua, Taffarel!'", observou o embaixador da Copa do Catar, que descreveu:

"Aquilo ali, para nós, foi um golaço. Nós vibramos bastante. O Baggio era um dos melhores batedores de pênalti da Itália. Quando o Baggio errou esse pênalti, depois de 24 anos o Brasil grita que é tetracampeão do mundo, e eu tive a oportunidade de estar lá. Então, quando ele bateu e nós vimos a bola indo para fora, nós só queríamos pular, abraçar um ao outro, uma sensação realmente maravilhosa".

Com uma boa passagem pelo futebol italiano, onde conquistou a Liga dos Campeões com o Milan, em 2007, o ex-lateral contou que, depois do tetra, reencontrou Baggio várias vezes e destacou a personalidade do italiano após perder o pênalti em uma final de Copa do Mundo.

"Joguei na Itália 11 anos, então eu encontrei muito ele lá. A gente se encontrava muito, jogava muito contra. Um cara que ficou marcado, querendo ou não, quando você erra um pênalti, principalmente numa Copa do Mundo, se tratando da final entre as duas maiores potências do futebol mundial. Ele ficou chateado, mas uma coisa muito importante, personalidade. Ele falou: 'Eu bati, achei que ia fazer, acabei errando, mas isso acontece e nem por isso a minha vida vai parar'. Essa frase ficou bem marcada para mim. Mesmo sendo uma Copa do Mundo, a vida continua e o futebol continua", falou.

Sem futebol por conta por conta da pandemia de coronavírus, a Globo reprisa a final da Copa do Mundo de 1994, entre Brasil e Itália, neste domingo (26), às 15h30.

E o hexa?

Embaixador da Copa do Mundo do Catar, Cafu acredita que o hexa pode vir em 2022. Afirmando que o Brasil está 'batendo na trave', o ex-jogador acredita que a seleção tem 'grandes chances' de levantar a taça pela sexta vez na próxima edição da competição.

"Esse hexa está batendo na trave. O Brasil tem grandes chances de trazer esse título para o nosso país, que já está merecendo", comentou.