Topo

Grêmio vai promover campeão mundial sub-17 e mais dois após pandemia

Diego Rosa comemora após marcar pela seleção brasileira no Mundial sub-17 - Alexandre Loureiro/CBF
Diego Rosa comemora após marcar pela seleção brasileira no Mundial sub-17 Imagem: Alexandre Loureiro/CBF

Jeremias Wernek e Thiago Fernandes

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

23/04/2020 04h00

O Grêmio prepara pelo menos três promoções das categorias de base ao time principal, para quando o futebol voltar após a pandemia do novo coronavírus ser controlada. Diego Rosa, campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira em 2019, Rildo e Elias são os nomes trabalhados entre diretoria e comissão técnica para reforçar o dia a dia do elenco profissional. Todos eles jogaram a Copa São Paulo, no início do ano.

A promoção de Diego e Elias esteve muito perto de acontecer antes da epidemia da Covid-19. A dupla acabou esperando dias a mais e veio a suspensão de jogos e treinos.

Diego Rosa foi um dos destaques na Copinha — o Tricolor perdeu o título para o rival Inter na decisão — e se tornou peça importante na reta final do Mundial sub-17, disputado em solo brasileiro, no ano passado. A promoção dele era questão de tempo e chega para preencher necessidade quantitativa.

Rildo fez o primeiro gol do Grêmio na Copa São Paulo e ganha elogios em série por parte da comissão técnica do time principal. A avaliação é que o jogador tem recursos técnicos e está apto a ser promovido para ganhar atributos nos treinos com os profissionais.

Elias, por fim, enche os olhos de Renato pela disposição e talento na finalização. O atacante deve disputar lugar com Guilherme Azevedo, que já é costumeiro ao grupo principal e andou na mira de olheiros do Paris Saint-Germain na temporada passada.

A promoção de Elias também compensa a saída de Ferreira, afastado do elenco por conta de impasse na renovação de contrato com o Grêmio.

O clube gaúcho ainda mantém reapresentação dos jogadores para 2 de maio, no CT Presidente Luiz Carvalho. A data pode ser alterada novamente caso haja atualização em decretos públicos visando prevenção do novo coronavírus.