Topo

OPINIÃO

Arnaldo: "Por que Raí arrisca sua reputação como diretor de time na fila?"

Do UOL, em São Paulo

23/04/2020 04h00

O primeiro título mundial conquistado pelo São Paulo, em 1992, foi reprisado no último domingo (19) pela Band, em vitória diante do Barcelona. Raí, que era como protagonista naquele emblemático time comandado pelo técnico Telê Santana, ocupa hoje o cargo de executivo de futebol no clube Tricolor e, desde que foi contratado como dirigente em 2017, ainda não conseguiu a conquista de um título — o último do São Paulo foi a Copa Sul-Americana de 2012.

No podcast Posse de Bola #29, Arnaldo Ribeiro faz um paralelo da importância de Raí como jogador no São Paulo com a sua passagem como dirigente pelo clube do Morumbi.

"É muito difícil você entrar na cabeça do Raí depois de assistir à final de 1992, ver como ele levou o São Paulo a um patamar, não é que o São Paulo foi campeão mundial com o Barcelona jogando por uma bola, como foi contra o Liverpool [em 2005], o São Paulo massacrou o Barcelona, era o Dream Team, sob a tutela do Raí. Talvez, desde então, nenhum time brasileiro tenha sido campeão mundial com tamanha imposição", afirma Arnaldo (disponível no vídeo acima a partir de 44:23).

"O Raí ainda voltou ao São Paulo como jogador, voltou por cima. Ganhou aquele título [Paulistão de 1998] sobre o Corinthians jogando uma partida só. Por que diabos o cara vai arriscar a reputação dele sendo comandante de futebol de um time na fila? É muito difícil entrar na cabeça. O Raí mudou a vida pessoal dele, envelheceu uns 50 anos como diretor do São Paulo, está amargurado, e assim, ao assumir esse risco, faz parte essa crítica porque ele é responsável por tudo", completa o jornalista.

Arnaldo vê a possibilidade de Raí ficar marcado para o torcedor mais jovem do São Paulo como Roberto Dinamite no Vasco, que foi de ídolo como jogador a dirigente da gestão que levou o clube a problemas dentro e fora dos gramados.

"Eu vejo a situação do Raí muito parecida com a do Roberto Dinamite, no Vasco. O Raí não é presidente do São Paulo, o Raí é comandante do São Paulo. O Roberto Dinamite é o maior ídolo da história do Vasco, aceitou ser presidente e muitas vezes hoje se fala do Roberto como um presidente ruim do que maior jogador da história do Vasco", finaliza Arnaldo.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.