Topo

Cruzeiro

Melhor ou pior? Veja 1 a 11 do Cruzeiro há 10 anos e compare com atual time

Montillo chegou ao Cruzeiro em julho de 2010 e fez parte do elenco até o final de 2012 - Marcelo de Jesus/UOL
Montillo chegou ao Cruzeiro em julho de 2010 e fez parte do elenco até o final de 2012 Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Do UOL, em Belo Horizonte

22/04/2020 04h00

Passando por sua maior crise institucional e financeira em quase 100 anos de história, o Cruzeiro viveu um momento bem diferente há uma década. Em 2010, a Raposa ainda não havia celebrado as recentes dobradinhas do Brasileirão (2013 e 2014) e da Copa do Brasil (2017 e 2018), mas figurava entre os melhores do país e ainda brigava pelo tri da América. No elenco base daquele ano, destacavam-se jogadores que ainda estão na Toca da Raposa, mas também outros nomes que mudaram de lado e foram fazer história no rival alvinegro.

Assim como aconteceu no início de 2020, o treinador do Cruzeiro há dez anos também era Adilson Batista. O técnico estava no clube desde o início de 2008, levantou dois títulos estaduais, foi vice da Libertadores e permaneceu no cargo até a sexta rodada do Brasileirão de 2010. A partir de julho daquele ano, o comandante da Raposa seria Cuca, que faria história como futuro técnico do rival Atlético-MG na temporada seguinte.

Na primeira metade do ano, o time-base daquele Cruzeiro de 2010 era formado com: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Fabrício e Henrique; Gilberto, Kléber e Thiago Ribeiro. A partir do segundo semestre, o zagueiro Léo (que ainda está no clube), o meia Roger e o recém-contratado Montillo ganharam mais espaço na equipe titular. O elenco ainda tinha jogadores como Thiago Heleno e Wellington Paulista.

Em 2010, a Raposa disputou o Estadual, a Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Vale lembrar que naquela época o clube que jogava o torneio continental não participava da Copa do Brasil. Pelo Mineiro, o Cruzeiro caiu na semifinal para o Ipatinga, que venceu o jogo da volta por 3 a 1 no Mineirão. Na Libertadores, ficou pelo caminho nas quartas de final quando encontrou o carrasco São Paulo, que venceu por 2 a 0 no Mineirão e no Morumbi. O ano terminou com o vice-campeonato brasileiro, somando 69 pontos, dois a menos que o campeão Fluminense.

Na atual temporada, o Cruzeiro precisou se desfazer de muitos jogadores tarimbados para se adequar à realidade de um clube que disputará a segunda divisão nacional. Por isso, o plantel foi montado aos poucos. Alguns postulantes a uma vaga no time titular jogaram somente uma ou duas partidas no início de 2020.

Outros reforços ainda chegarão em breve, aumentando as incertezas sobre qual será a formação ideal. Apesar disso, a tendência é que os 11 iniciais do Cruzeiro de Enderson Moreira após o retorno do calendário brasileiro sejam os seguintes: Fábio; Edilson, Léo, Marllon e João Lucas; Felipe Machado, Jean; Mauricio (Régis), Robinho, Angulo; Marcelo Moreno.

Até aqui, o Cruzeiro decepcionou em 2020. Pelo Campeonato Mineiro, ainda faltam duas rodadas para o fim da primeira fase, mas a Raposa corre riscos de ficar fora da semifinal, já que está em quinto lugar, três pontos atrás da Caldense, quarta colocada. Na Copa do Brasil, o time celeste segue vivo, mas perdeu em pleno Mineirão por 2 a 0 para o CRB e se complicou no torneio.

Cruzeiro