Topo

Liga descarta acabar Campeonato Francês 'em branco' e estuda dois cenários

Gabriel Bouys/AFP
Imagem: Gabriel Bouys/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/04/2020 07h56

A LFP (Liga de Futebol Profissional), que administra os torneios de futebol da França, descartou que o campeonato nacional termine "em branco" por causa da pandemia de coronavírus.

De acordo com o jornal L'Equipe, a ideia de terminar a competição sem definições era defendida por diretores do Lyon e do Toulouse, mas foi rechaçada em uma reunião realizada ontem pela organização.

Há dois cenários trabalhados pela LFP: o primeiro é de retomar as ligas nacionais no dia 17 de junho, mesmo que com portões fechados.

Caso a pandemia não dê trégua até lá, o órgão não rejeita a ideia de encerrar as ligas com as pontuações das 28 rodadas disputadas - neste caso, haveria um impasse, já que PSG e Strasbourg fizeram apenas 27 jogos até o momento.

O time de Neymar não seria prejudicado com esta medida, já que lidera a tabela com 12 pontos de diferença para o vice-líder Olympique de Marselha. O Strasbourg, no entanto, poderia sair de 11° para 5° colocado caso completasse os 28 jogos.

Nos últimos dias, a Uefa comunicou as federações europeias que pretende continuar a Liga dos Campeões no dia 3 de agosto, mas não foi tomada uma decisão oficial a respeito do tema.

A França é um dos países mais atingidos pelo coronavírus no mundo: até o momento, são quase 160 mil casos confirmados e mais de 20 mil mortes.