Topo

OPINIÃO

Juca: "Maioria dos clubes tinha situação pré-falimentar e pandemia agrava"

Do UOL, em São Paulo

21/04/2020 04h00

Com o futebol paralisado devido à pandemia do novo coronavírus, há dirigentes preocupados com a situação financeira dos clubes brasileiros de futebol e que fazem pressão para que a bola possa voltar a rolar, quando no momento não há garantia de segurança aos jogadores.

No podcast Posse de Bola #29, Juca Kfouri compara os clubes com o governo federal e afirma que boa parte dos clubes já estavam com a situação financeira comprometida antes dos primeiros casos da Covid-19 serem confirmados no Brasil.

"O que a gente não pode é aceitar esse discurso, que cada vez é mais forte, começa no governo federal: 'as coisas iam tão bem e agora apareceu essa pandemia', como se o Brasil não estivesse com 12 milhões de desempregados, com um 'pibinho' ridículo, com uma dívida externa de novo grande, com remessa de dólares para fora do país de maneira como há muito tempo não acontecia. Tentam nos fazer esquecer disso. E é a mesma forma nos clubes de futebol", afirma Juca (disponível no vídeo acima a partir de 4:49).

"Vão querer justificar a sua penúria por causa da pandemia. Não, é mentira. A esmagadora maioria já vinha numa situação pré-falimentar e, obviamente, a pandemia agrava. Como isso vai se resolver? Essa resposta vale US$ 100 milhões. É natural que já se peça auxílio para a viúva, já se fala em adiar as dívidas com o Profut e tudo mais. Isso tudo vai ter que ser resolvido adiante, nada disso vale uma vida que seja. E uma vida aí está incluída a vida do torcedor e está incluída a vida do jogador", completa o jornalista.

Para exemplificar a complexidade de um retorno do futebol no Brasil se utilizando de testes como a Federação Paulista de Futebol chegou a cogitar, Juca cita um exemplo do caso de algum teste positivo.

"Vamos voltar o Paulistinha, Palmeiras e Santo André vão jogar pelas quartas de final; Felipe Melo aparece testando positivo. E os companheiros dele? Entram em quarentena ou vão para o campo? Se entram em quarentena, como é que o Palmeiras faz? Perde por W.O. ou não, vamos aguardar terminar a quarentena, 15 dias, os jogadores do Palmeiras. Percebe? São situações que, ou se tem uma solução coletiva pelo Ministério da Saúde, ou você não tem", diz Juca.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.