Topo

Santos

Jesualdo aproveita quarentena para assistir a 40 anos de futebol brasileiro

Jesualdo Ferreita com sua prancheta durante treino do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Jesualdo Ferreita com sua prancheta durante treino do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

20/04/2020 04h00

O técnico Jesualdo Ferreira, do Santos, está seguindo rigorosamente as recomendações da quarentena devido à pandemia do coronavírus. Aos 73 anos de idade, o português faz parte do grupo de risco da covid-19 e está aproveitando o tempo para acompanhar a quase 40 anos de futebol brasileiro.

O português não sai de casa desde o dia 18 do mês passado, quando teve de se mudar em Santos, pois o hotel em que ficava fechou por causa da pandemia. Em ordem de conhecer cada vez mais o futebol nacional, Jesualdo tem assistido a jogos da seleção brasileira e também de clubes a partir de 1982.

Ele, inclusive, esteve próximo da seleção brasileira de 1982, quando a delegação fez um estágio em Lisboa, capital de Portugal, antes da Copa do Mundo na Espanha.

O comandante santista também acompanhou as reprises de jogos marcantes do Peixe que foram transmitidas recentemente, como as finais do Campeonato Brasileiro de 2002, do Paulistão de 2010 e da Libertadores de 2011.

A intenção de Jesualdo é ter ainda mais base histórica para analisar o futebol brasileiro como um todo. O português defende que o talento não vence mais jogos sozinho, sendo necessário grande conhecimento técnico e tático.

Por fim, nos momentos em que não está assistindo às partidas, o português acompanha as lives de artistas brasileiros que tomaram conta da internet.

O Santos concedeu férias coletivas a todos os funcionários até o dia 20 de abril, mas dificilmente o clube deve retomar as atividades após essa data. A tendência é que o prazo seja prorrogado.

Santos