Topo

"Tratar antigos torneios como Mundiais dá chance à chacota", diz Mauro

Do UOL, em São Paulo

18/04/2020 04h00

Na semana passada, o Botafogo se considerou tricampeão mundial por ter conquistado três vezes o Torneio Triangular de Caracas em 1967, 1968 e 1970, e agitou o mundo da bola. Para o jornalista Mauro Cezar Pereira, esse tipo de 'exigência' acaba causando uma espécie de efeito reverso ao clube que reivindica. O blogueiro do UOL Esporte crê que tais disputas do passado não devem ser levadas tão a sério como consideram.

"Isso só oferece aos rivais oportunidade de tirar sarro, chacotas. Em geral são torneios lá do passado, e em que condições eram disputados, quem vinha jogar? São torneios muito peculiares, não são disputas para valer, acaba sendo uma forçada de barra que expõe ainda mais o clube, como o Botafogo, que tem problemas financeiros terríveis e, de repente, surge esse assunto e que acaba em gozação. O rival vai rir", declarou Mauro Cezar.

"Até o título mundial da Fifa, esse atual, acho muito questionável, os europeus não dão tanta importância. Todo ano é a mesma história, eles se sentem incomodados por interromper a trajetória nacional deles para jogar. É um torneio político, acho que a Libertadores deve ter mais peso, é a nossa realidade. Eu acho que é um tempo jogado fora e desgaste para clubes como o Botafogo pra seguir o seu caminho", finalizou o jornalista.

O Mundial reivindicado pelo Botafogo foi disputado na capital da Venezuela e teve dez edições, entre 1958 e 1981. O nome "Torneio Triangular de Caracas", porém, foi generalizado, uma vez que a Copa Navidad de Caracas (1958), a Copa Círculo de Periódicos Deportivos (1967), o Troféo Julio Bustamante e Oldemario Ramos (1968), a Copa Carnaval de Caracas (1969) e a Copa Ciudad de Caracas (1980 e 1981) foram consideradas o mesmo campeonato.

Um dos maiores argumentos para o Botafogo considerá-los títulos mundiais foram os adversários de peso que participaram nas edições, casos de Real Madrid, Barcelona, Peñarol, Benfica, Sporting, Porto, além das seleções argentina, colombiana e da União Soviética.