Topo

OPINIÃO

Senna? Pelé? Quem é o maior ídolo brasileiro entre todos os esportes?

Pelé comemora gol durante a Copa do Mundo de 1970 no México - Getty Images
Pelé comemora gol durante a Copa do Mundo de 1970 no México Imagem: Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

16/04/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Blogueiros elegem maior ídolo brasileiro entre todos os esportes
  • Rei Pelé foi, disparado, o mais citado pelos jornalistas do UOL
  • Ayrton Senna e Gustavo Kuerten também foram lembrados

Com todos os esportes parados por conta da pandemia do coronavírus, muitos eventos históricos de grandes nomes brasileiros passaram a ser reprisados nas televisões, como partidas do Brasil do Rei Pelé, confrontos do ex-tenista Gustavo Kuerten e corridas do ex-piloto Ayrton Senna.

Com isso, aproveitamos esse resgate para fazer uma pergunta bem 'simples' para os blogueiros do UOL Esporte: Quem é o maior ídolo nacional da história? Isso levando em conta todos os esportes...

Um 'tal de Rei' foi, disparado, o mais citado pelos jornalistas. Ainda assim, Guga e Senna também não deixaram de ser lembrados. Confira as respostas:

ANDRÉ ROCHA

Ayrton Senna. Vitórias num período de carência em todas as instâncias, carisma e morreu jovem para nascer o mito e relativizar os erros.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Sou fã do Guga. O entrevistei quando ele entrou na calçada da fama do tênis mundial, e sobre o momento me respondeu: "Andrei, depois que eu tive uma filha, tudo muda de dimensão, né?" Ali foi a humanização de um ídolo. O cara que dominou Roland Garros, que foi número um do mundo, falando sobre o tamanho de uma conquista de todos nós.

Ele é um gigante. Mas o Brasil tem Pelé. Fiz uma matéria no meio da Amazônia em 2010 com seu José. Ele morava isolado, no meio do Rio Amazonas e adorava futebol, mas só de ouvir. Não tinha TV onde ele morava, sequer perto. Levei várias fotos de atletas. Romário, Ronaldo, Zagallo... a única que ele associou o nome à foto foi a de Pelé.

Pelé é conhecido em todo o canto do mundo. Pelo carinho, respeito, talento e história é nosso maior ídolo nacional.

Leia o blog Lei em Campo.

BENJA

Pelé, sem a menor dúvida. E dispensa qualquer explicação!

Leia o blog do Benja.

JUCA KFOURI

À medida que o tempo passa essas coisas aparentam mudar.

Não há nada comparável ao Pelé.

Houve um momento em que "marca" mais conhecida que a dele, no mundo, só a da Coca-Cola.

Pelé é o brasileiro mais conhecido da história de 520 anos do país.

O Senna virou o que virou porque sua morte dramática passou na TV e porque era o único brasileiro que dava motivo de orgulho em tempos de Collor.

Agora, o mais simpático dos ídolos esportivos brasileiros, sem dúvida, é o Guga.

Mas não comparemos um ídolo do futebol com outros do tênis ou do automobilismo.

Leia o blog do Juca.

O último: a alegria de Senna no pódio de Interlagos em 1993, na corrida que marcou sua segunda e última vitória em GPs do Brasil (detalhe para os futuros campeões mundiais, Damon Hill e Michael Schumacher, no pódio) - Jorge Araújo/Folhapress - Jorge Araújo/Folhapress
Imagem: Jorge Araújo/Folhapress

JULIO GOMES

Acredito que a morte trágica em rede nacional elevou Ayrton Senna a um patamar que deveria pertencer somente e tão somente a Pelé. Ele não é só o maior ídolo nacional, eu diria que é o brasileiro mais importante de todos os tempos. Quem já viajou pelo mundo sabe do que estou falando. É Pelé e ponto (ou deveria ser).

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Futebol é o esporte mais popular do Brasil, portanto é Pelé. Mas é relevante que um cara como Guga tenha alcançado a idolatria que alcançou em um esporte menos popular, como o tênis.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO CEZAR

Não faço parte da legião de fãs dele, mas Ayrton Senna foi o mais adorado ídolo do esporte brasileiro. Até porque nunca teve a rejeição que jogadores de futebol enfrentam, pois defendem times, que têm rivais. Piloto de Fórmula 1 corre contra os de outros países, isso favorece nesse aspecto.

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

Pelé. Foi dominante no futebol brasileiro por 12 anos no mínimo e nunca foi contestado por outras torcidas.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Os 5 primeiros: Pelé Pelé Pelé Pelé e Pelé. Em sexto lugar Éder Jofre!

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Pelé. Porque, na minha opinião, foi o mais talentoso, o que uniu o maior número de habilidades, o que tinha mais vantagem técnica sobre os concorrentes, tinha preparo físico muito superior à média dos adversários e escolheu bem a forma e o momento para se aposentar.

Leia o blog do Perrone.

RENATA MENDONÇA

Acho que não tem como negar que o maior ídolo do esporte por aqui é Pelé, por tudo o que ele fez em campo, as conquistas e pela relevância internacional que ganhou no maior esporte do planeta.

Mas acho importante ressaltar que, nessas discussões de "maior ídolo do esporte", nomes femininos nunca aparecem nem mesmo como opção de voto - ainda que a trajetória delas tenha sido muito mais tortuosa do que a de qualquer homem. Porque as mulheres enfrentaram proibições no esporte, precisaram lutar simplesmente pelo direito de praticá-lo, pelo direito de ser atleta e ir para uma Olimpíada, pelo direito de sair do mundo onde as colocaram (da casa, dos filhos, da cozinha) e conquistar o mundo onde elas queriam estar. E além de elas terem tido uma luta mais árdua, ainda contam com a falta de visibilidade para os seus feitos. As pessoas simplesmente não conhecem as histórias vitoriosas de mulheres no esporte, não conseguem fazer uma lista com 5 mulheres medalhistas olímpicas que seja, porque nunca ouvem falar delas. Sem visibilidade, fica difícil ter patrocínio e, com menos investimento, fica ainda mais difícil conseguir títulos/medalha em qualquer modalidade.

Levando em consideração tudo isso, acho imprescindível citar aqui mulheres que quebraram barreiras e foram vitoriosas mesmo diante de tanta "torcida contra". Como Jacquelina Silva, do vôlei, que foi expulsa da modalidade na quadra por ter reivindicado pagamento do patrocínio que elas vestiam na camisa (e que era direcionado só para o masculino), ajudou a promover o vôlei de praia como uma nova modalidade nos Estados Unidos, e fez os dirigentes esportivos do Brasil se curvarem com o sucesso dela, que foi ouro nos Jogos de 1996, a primeira mulher a ganhar uma medalha olímpica na história do país. Citaria também, obviamente, Marta, seis vezes a melhor jogadora do mundo, duas medalhas de prata em Olimpíadas, considerada a melhor jogadora de todos os tempos no futebol feminino. E Formiga, um fenômeno do futebol que, aos 42 anos, segue jogando em altíssimo nível, é recordista de jogos pela seleção brasileira, recordistas de Copas do Mundo e de Olimpíadas disputadas (7 e 6 respectivamente), uma mulher que enfrentou o preconceito duplamente (por ser mulher e por ser negra) e é um dos maiores nomes da modalidade.

Leia o blog Dibradoras.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Para mim, Pelé. Mas acho que uma pesquisa nacional apontaria Senna.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODRIGO MATTOS

Pelé. É o maior jogador de todos os tempos do esporte mais popular no mundo e no país.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.