Topo

Paulista - 2020

Presidente da FPF pede que torcedor apoie os clubes: "Será fundamental"

Do UOL, em Porto Alegre

16/04/2020 11h47

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, acredita que o torcedor será fundamental para os clubes conseguirem superar as dificuldades impostas pela paralisação nas competições em razão da pandemia de coronavírus. Segundo ele, em entrevista na manhã de hoje ao UOL Esporte, é necessário ajudar na retomada.

"Torcedor, prestigie sua associação. Sei que o momento é muito difícil para todos, mas, a partir do momento que os clubes trabalharem com seus sócios torcedores, prestigiem seus clubes. Está começando na Europa. Os torcedores estão começando a apoiar seus clubes. O apoio e o carinho do torcedor vão ser fundamentais no retorno do futebol, na volta da qualidade ao futebol. Apoiem, ajudem, porque vocês são peças fundamentais nesse processo", disse.

Segundo o mandatário, o futebol sofrerá reflexos grandes por conta do tempo parado e da crise financeira que isso implica, mas ainda não dá para ter uma dimensão do tamanho.

"É imprevisível. Nós vivemos um momento de incerteza. O futebol quer preservar o seu produto, quer terminar o seu produto, mas vamos respeitar o Ministério da Saúde, o governo. Vamos respeitar a saúde dos atletas. Até porque mesmo entre os cientistas ainda há divergência. Vamos estar em contato com clubes, jogadores, fazer reuniões constantes. Para, num momento em que for possível, começar a voltar a trabalhar", explicou.

Ainda que queira terminar o campeonato dentro de campo, mesmo que com jogos com portões fechados, o mandatário vê o cenário incerto neste momento.

"Temos que entender que todo mundo vai ceder um pouco, para que tudo possa ser equilibrado, tudo aconteça da melhor forma possível. Ainda não sabemos muito, sobre datas e tudo mais. Temos que esperar, e quando tivermos mais informações, todos temos que sentar e conversar para que o ano de 2020 impacte o menos possível no futebol de 2021", finalizou.

O Paulistão foi paralisado após a 10ª rodada, no dia 16 de março, em razão da pandemia de coronavírus. No cronograma original ainda seriam disputadas mais duas rodadas na fase de grupos, quartas de final, semifinal e final.