Topo

Vasco

Badalado aos 17, Talles ainda tem rotina de estudante no colégio do Vasco

Talles Magno, de 17 anos, está no 3º ano do Colégio Vasco da Gama, o último antes de se formar - Rafael Ribeiro / Vasco
Talles Magno, de 17 anos, está no 3º ano do Colégio Vasco da Gama, o último antes de se formar Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/04/2020 04h00

Fama, badalação e o selo de uma das principais promessas atuais do futebol brasileiro. A vida de Talles Magno mudou, mas nem por isso - em alguns pontos - é totalmente diferente de um menino de 17 anos. E um dos exemplos é sua vida escolar.

Mesmo integrado ao profissional, o atacante ainda estuda no Colégio Vasco da Gama, a tradicional instituição situada dentro de São Januário disponibilizada para atletas dos mais variados esportes do clube.

Entre treinos, jogos e concentrações, Talles chegou em 2020 ao 3º ano do Ensino Médio, o último antes de se formar.

Em função de sua rotina, o jogador cumpre suas obrigações eletivas na maior parte de maneira on-line, com as tarefas sendo enviadas e recebidas por meio do WhatsApp.

"O Talles já está há algum tempo cumprindo essa atividade on-line e as aulas de reposição, justamente por conta dessa rotina de jogos, concentrações, treinos... Às vezes fica por 20 dias com a seleção brasileira disputando campeonato... A presença física dele é muito pequena. Nós enviamos as tarefas, e ele nos devolve as atividades feitas", disse ao UOL Esporte um funcionário da escola.

Aulas on-line para todos

Por conta da pandemia do coronavírus, o Colégio Vasco da Gama tem disponibilizado aulas on-line não somente para Talles Magno como também aos demais.

A coordenação da instituição tem feito uma ponte com os pais dos alunos e, de acordo com funcionários, o retorno tem sido "satisfatório" durante este período de isolamento.

Paralelamente aos problemas relacionados à doença, funcionários da instituição ainda têm sofrido com salários atrasados e, em fevereiro, chegaram a paralisar os trabalhos. Atualmente, faltam receber janeiro, fevereiro e março.

Obras em conclusão e acabamento

Andamento das obras de ampliação do Colégio Vasco da Gama, em São Januário - Divulgação / Fattoria Sifa - Divulgação / Fattoria Sifa
Andamento das obras de ampliação do Colégio Vasco da Gama, em São Januário
Imagem: Divulgação / Fattoria Sifa
Em outra frente da escola, o Vasco caminha para a fase de conclusão e acabamento das obras de ampliação do colégio. As novas instalações são feitas de contêineres e o prazo inicial de conclusão é maio.
As informações foram divulgadas no último domingo (12) pela agência de soluções digitais Fattoria Sifa, que fechou uma parceria com o clube para a instituição de ensino.
"Muito em breve concluiremos a construção do nosso querido Colégio Vasco da Gama. A construção não para e está em sua fase de conclusão e acabamentos. Fruto de muita dedicação e suor de de toda equipe Fattoria-SIFA. Uma honra patrocinar o Gigante da Colina num projeto tão importante para todos nós", destacou a empresa.

Recuperação da lesão

No que se refere ao campo, Talles Magno ainda se recupera da lesão acidental ocorrida na folga do Carnaval, quando fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo ao escorregar em uma piscina natural.

O atacante do Vasco completou cerca de 1/3 do processo para voltar aos gramados e já realiza exercícios físicos, sendo acompanhado de perto pelo departamento cruz-maltino.

"O Talles completou cinco semanas de pós-operatório. Vem fazendo acompanhamento radiográfico quanto à consolidação da fratura. Enquanto isso, faz exercícios de mobilidade e fortalecimento dos membros e grupamentos musculares não afetados pela fratura", explicou na semana passada ao UOL Esporte o diretor médico do clube, Marcos Teixeira.

Colégio já formou Coutinho, Kardec, Teixeira e outros

Um ainda menino Philippe Coutinho nos tempos de colégio Vasco da Gama - Site oficial do Vasco - Site oficial do Vasco
Um ainda menino Philippe Coutinho nos tempos de colégio Vasco da Gama
Imagem: Site oficial do Vasco

Inaugurado em março de 2004 pelo ex-presidente Eurico Miranda, o Colégio Vasco da Gama já teve entre seus alunos atletas que hoje se tornaram jogadores famosos, casos de Philippe Coutinho, do Bayern de Munique (ALE); Alex Teixeira, do Jiangsu Suning (CHI); Alan Kardec, do Chongqing Lifan (CHI); Douglas Luiz, do Aston Villa (ING); e Luan, do Palmeiras.

Do atual elenco, quem também já estudou lá foi o zagueiro Ricardo Graça, o lateral esquerdo Henrique, o volante Andrey, entre outros.

Indefinição no ensino

A paralisação por conta da pandemia causou uma indefinição no ensino no Brasil. A duração poderá ser de até três meses, dependendo da situação de cada região.

Diante desse cenário, o presidente Jair Bolsonaro publicou no último dia 1º uma medida provisória que desobriga as instituições de ensino a cumprirem o mínimo de 200 dias letivos exigidos por lei, desde que mantidas as 800 horas mínimas de aula.

Muitas escolas ainda não definiram se terminarão o ano letivo ainda em 2020 ou estenderão as aulas até 2021.

Vasco