Topo

Presidente da Federação Espanhola é acusado de falsificação de documentos

Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol é investigado por uma suposta falsificação de documentos públicos - Pierre Phillipe Marcou/AFP
Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol é investigado por uma suposta falsificação de documentos públicos Imagem: Pierre Phillipe Marcou/AFP

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 16h58

O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luís Rubiales, é investigado por falsificação de documentos públicos e terá que prestar esclarecimentos no Tribunal de Investigação de Madri no dia 21 de maio, segundo o jornal ABC.

A juíza responsável pelo caso solicita para a Federação as atas da assembleia geral extraordinária realizada no dia 16 de dezembro do ano passado e o resumo das alegações apresentadas ao Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD).

A origem da denúncia deve-se ao pedido de Rubiales de garantir na assembleia 19 novos membros para a votação para a presidência (com direito a voto e possivelmente apoiadores do atual presidente). Posteriormente, ele explicou que eram apenas cinco membros recém-chegados. A explicação, porém, não foi aceita pela CSD. A investigação apura se houve violação nas regras da federação durante o processo, em que o secretário-geral Andreu Camps também está incluído.

Após isso ele tentou eleger para a assembleia outros 19 membros, agora natos da federação para o processo eleitoral em 2020, que com a crise do coronavírus, não será realizado. Para que fosse feita a modificação, ele necessitava de aprovação do Tribunal Administrativo do Esporte da Espanha (TAD), do Ministério do Esporte e posteriormente da CSD.

O TAD não aprovou a mudança e repreendeu Rubiales. Segundo consta no processo, uma certificação emitida por Camps garantia conformidade na inclusão dos membros natos para a votação do pleito presidencial, segundo o Estatuto Federativo.

Porém, pela denúncia, é assegurado que as alegações da certificação são falsas e é mostrado em vídeo que em nenhum momento os membros da assembleia tiveram a oportunidade de se mostrar a favor ou contra o Estatuto Federativo ou qualquer decisão tomada.