Topo

Há 18 anos, Ronaldo ofuscava Pep Guardiola pelo Italiano em virada da Inter

Ronaldo ganhou o apelido de Fenômeno durante a passagem pela Inter nos anos 90 - Reprodução
Ronaldo ganhou o apelido de Fenômeno durante a passagem pela Inter nos anos 90 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 14h05

No dia 14 de abril de 2002, o atacante Ronaldo entrou em campo com a Inter de Milão para enfrentar o Brescia. Só mais um jogo pelo Campeonato Italiano? Pode até ser. Sob perspectiva histórica, porém, havia um detalhe interessante: o Brescia escalava em seu meio-campo um velho conhecido do Fenômeno: Pep Guardiola, seu ex-companheiro de Barcelona. Ambos foram protagonistas do embate, por sinal.

As duas equipes se enfrentaram no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão. A Internazionale estava em terceiro lugar na competição e disputava o título com Roma e Juventus, que terminaria campeã. Já seu modesto adversário lutava para permanecer na Primeira Divisão italiana.

A Inter entrava em campo com uma escalação cheia de nomes de peso, com destaques da seleção Azzurra e outras estrelas internacionais: Francesco Toldo, Javier Zanetti, Marco Materazzi, Ivan Córdoba, Vratislav Gresko, Sérgio Conceição, Luigi Di Biagio, Cristiano Zanetti, Christian Vieri, Alvaro Recoba e Ronaldo.

Já o Brescia mandou a campo: Luca Castellazzi, Fabio Petruzzi, Alessandro Calori, Daniele Bonera, Amedeo Mangone, Andrea Sussi, Andrés Yllana, Jonathan Bachini, Jonathan Binotto, Josep Guardiola e Luca Toni.

Num jogo com dois grandes artilheiros de cada lado, o curioso é que coube a Pep Guardiola abrir o placar. O então meio-campista espanhol marcou de pênalti, aos 29 minutos do primeiro tempo.

O Brescia sustentou sua vantagem por 50 minutos. Demorou bastante, mas aí a favorita Inter buscou a virada, e com seu atacante fenomenal. Ronaldo empatou o jogo a 11 minutos do fim e ainda fez o segundo, aos 38 minutos da segunda etapa.

A Inter comemorou muito o sofrido triunfo em casa, mas, no fim, não levou o Scudetto. No final, o clube de Milão terminou a apenas dois pontos da campeã Juventus (71 x 69), numa das disputas mais acirradas da história do Campeonato Italiano. Detalhe: entre eles, ficou ficou a Roma, com 70 pontos.

O Brescia? Bem, o time conseguiu reagir na reta final da competição e escapou, no sufoco, do descenso. Numa liga com 18 participantes e quatro rebaixados, ficou na 13ª posição, apenas um ponto acima do Hellas Verona, que caiu para a Serie B.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado anteriormente, o Brescia sustentou a vantagem por 50 minutos, não 79.