Topo

Federação cogita redução de jogos em fase final do Campeonato Mineiro 2020

Bola em campo antes de partida do Campeonato Mineiro 2020, já com portões fechados - Fernando Moreno/AGIF
Bola em campo antes de partida do Campeonato Mineiro 2020, já com portões fechados Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

14/04/2020 04h00

A Federação Mineira de Futebol (FMF) admite a possibilidade de reduzir o número de datas na fase final do Campeonato Mineiro 2020 durante a paralisação do calendário do futebol devido à pandemia do novo coronavírus. Ainda não há definição sobre esta etapa, sobretudo pela necessidade de conversar com os eventuais possíveis classificados, mas a entidade estuda fazer menos partidas na parte decisiva do torneio.

O diretor de competições da FMF, Leonardo Barbosa, diz que haverá mais duas rodadas da primeira fase, mas não descarta negociar com os clubes para discutir um número menor de jogos a partir da semifinal: "Vamos nos sentar com os quatro da semifinal e os quatro da Copa Inconfidência para discutir uma possível redução de datas. Pode ser que a gente dispute semifinais com apenas jogo único, mas seria necessária uma decisão unânime", disse ao UOL Esporte.

O Campeonato Mineiro está a seis datas do fim. Ainda é necessário jogar duas rodadas da primeira fase, além dos jogos de semifinal e final. Há também a disputa do Troféu Inconfidência, que será disputado em formato de mata-mata entre quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados.

O América-MG, líder, é a única equipe garantida na semifinal do Estadual. O Tombense, que ocupa a segunda posição, está perto de conseguir uma vaga. O Atlético-MG, terceiro, precisa de um empate para se classificar. A Caldense é a quarta colocada. O Cruzeiro está um lugar abaixo do time do interior de Minas Gerais.