Topo

Vasco

Veja 11 motivos que tornam Dinamite o maior jogador da história do Vasco

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em ação pelo clube - Reprodução
Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em ação pelo clube Imagem: Reprodução

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/04/2020 04h00

Carlos Roberto de Oliveira, mais conhecido como Roberto Dinamite, completa 66 anos hoje (13). Para celebrar seu aniversário, o UOL Esporte listou 11 motivos que o fazem ser o maior jogador da centenária história do Club de Regatas Vasco da Gama.

Confira:

Maior artilheiro do clube

Dinamite é o jogador que mais fez gols pelo Cruzmaltino. Foram 708 no total, contando amistosos e jogos "não-oficiais". Em 1981, por exemplo, foi o maior artilheiro do Brasil na temporada, tendo marcado 62 vezes.

O que mais jogou

O ídolo também foi o que mais jogou pelo Vasco. Foram 1.110 partidas.

Dos 22 anos em que atuou como profissional, 21 foram com a camisa cruzmaltina.

Ao lado de Pelé e Ceni

O número de jogos pelo Vasco o faz estar na seleta galeria dos únicos brasileiros a terem mais de mil jogos por uma equipe, ao lado de Pelé (Santos) e Rogério Ceni (São Paulo).

Maior artilheiro de São Januário

São Januário, a casa vascaína, também teve suas redes balançadas muitas vezes por Roberto Dinamite. O craque fez 184 gols "em casa" e também é o maior artilheiro do estádio.

Maior artilheiro do Brasileiro

Não tem Zico, Romário, Renato Gaúcho, Túlio, Gabigol... O maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro atende pela alcunha de Roberto Dinamite. Foram 190 gols na maior competição do país.

Maior artilheiro do Carioca

O feito também se repete no Campeonato Carioca, tendo sido o jogador que mais fez gols na história da competição, com 279 tentos.

Maior artilheiro nos clássicos cariocas

Roberto Dinamite também é um carrasco dos rivais cariocas, sendo o artilheiro nos duelos contra Botafogo, Flamengo e Fluminense.

Contra o Alvinegro foram 25 gols, diante do Rubro-Negro, 27, e sobre o Tricolor, 36.

Entre os cinco do mundo

A quantidade de gols que Roberto Dinamite fez o torna o quinto maior artilheiro do futebol mundial em campeonatos nacionais de primeira divisão, com 470 gols em 758 jogos.

Artilheiro do 1º título brasileiro

Roberto Dinamite também foi peça importantíssima no primeiro dos quatro títulos brasileiros da história do Vasco, em 1974, tendo sido o artilheiro da competição.

Recusa ao Flamengo e volta triunfal

Após se transferir para o Barcelona e ter poucas oportunidades no clube espanhol, Roberto Dinamite decidiu retornar para o Brasil, e o Flamengo apareceu como forte interessado. Presidente rubro-negro na época, Márcio Braga se encontrou pessoalmente com o craque para fazer uma proposta. Eurico Miranda, porém, entrou na jogada e conseguiu convencer o jogador a voltar para o Vasco em 1980.

A primeira partida na sua volta foi numa vitória sobre o Náutico por 1 a 0, mas a que realmente ficou marcada como o retorno triunfal aconteceu dez dias depois, quando o Cruzmaltino enfrentou o Corinthians em um Maracanã lotado, e Dinamite fez nada menos do que cinco gols na goleada vascaína por 5 a 2.

Outra curiosidade deste jogo é que o Flamengo havia jogado no estádio na preliminar, e a torcida rubro-negra ficou para o duelo seguinte se unindo aos corintianos, em movimento que foi intitulado de "Fla-Fiel".

Fez Zico jogar com camisa do Vasco

A prova da grandiosidade de Roberto Dinamite no Vasco e no futebol foi seu jogo de despedida, contra o La Coruña (ESP) de Bebeto, quando Zico, maior ídolo do rival Flamengo, vestiu e atuou com a camisa cruzmaltina para homenagear o amigo.

Vascaínos comentam a identificação de Ramon com o Vasco

Band Esportes

Vasco