Topo

Zagueiro brasileiro espera Itamaraty para conseguir deixar Arábia Saudita

Igor Rossi, zagueiro do Al Faisaly, da Arábia Saudita - Divulgação
Igor Rossi, zagueiro do Al Faisaly, da Arábia Saudita Imagem: Divulgação

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

10/04/2020 14h44

A pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19) fez com que a Arábia Saudita fechasse seus aeroportos para voos internacionais. Com isso, brasileiros que atuam no campeonato local de futebol estão com dificuldades para retornar ao Brasil.

Os atletas aguardam as negociações do Itamaraty com o governo da Arábia Saudita para saberem quando conseguirão um voo com destino ao Brasil. Um dos que vivem com essa expectativa é o zagueiro Igor Rossi, do Al Faisaly.

"Nós que temos família no Brasil ficamos preocupados. Ficamos apreensivos porque não dão uma data. Se pelo menos falassem quando conseguiremos voltar, a gente conseguiria planejar a mente. Eu ainda tenho uma criança pequena de 2 anos. É difícil".

Enquanto os imbróglios diplomáticos não se resolvem, Rossi se adapta às regras de isolamento da cidade de Harmah, onde mora na Arábia Saudita. Segundo ele, o governo impôs um toque de recolher sempre às 15h nas pequenas cidades. Já nas capitais, a orientação é para que fiquem em casa o tempo todo.

O campeonato da Arábia Saudita também está paralisado por causa do Coronavírus. De acordo com Igor Rossi, os jogadores foram avisados que o torneio deverá retornar apenas em agosto.

O empresário Marcelo Pinheiro, que cuida da carreira do meia Carlos Eduardo, do Al-Hilal, também aguarda o voo para deixar a Arábia Saudita. Em contato com a reportagem, ele disse ter planejado ficar 12 dias no país, mas já está há 35 dias.

A reportagem entrou em contato com o Itamaraty. O órgão disse ter ciência da situação de brasileiros que tentam deixar a Arábia Saudita e afirmou que as negociações para viabilizar o retorno estão em andamento.

"A excepcionalidade da situação e as dificuldades impostas pelo isolamento imposto pelas autoridades no país desaconselham qualquer previsão, mas o Itamaraty está trabalhando, ininterruptamente, para lograr o retorno de nossos compatriotas", disse, em nota oficial.