Topo

No aniversário de Roberto Carlos, reveja golaços seus no Brasil e na Europa

O lateral-esquerdo Roberto Carlos se diverte durante treino da seleção brasileira em Weggis, na Suíça  - Arquivo/AP
O lateral-esquerdo Roberto Carlos se diverte durante treino da seleção brasileira em Weggis, na Suíça Imagem: Arquivo/AP

Do UOL, em São Paulo

10/04/2020 04h00

No dia 10 de abril de 1973, nascia um futuro jogador de futebol que faria história com a camisa da seleção brasileira e de clubes como Palmeiras, Inter de Milão, Real Madrid e Corinthians. Trata-se de Roberto Carlos, que comemora hoje (10) seu 47º aniversário.

Eleito bola de prata da Fifa em 1997, o paulista ficou conhecido principalmente por conta da potência que tinha na perna esquerda. Em seu aniversário, o UOL Esporte relembra em quais clubes Roberto Carlos jogou e alguns de seus golaços.

União São João

Roberto Carlos iniciou sua carreira no União São João, clube da cidade de Araras. Se tornou titular bem novo, quando tinha apenas 16 anos. O defensor se destacou e foi convocado para a seleção brasileira. Ele jogou 33 jogos pelo time de 1991 a 1993 e fez 13 gols.

Atlético Mineiro

Em 1992, Roberto Carlos teve uma rápida passagem pelo clube, pelo qual disputou seis jogos. Ele foi convidado para participar de uma excursão pela Europa com o Atlético-MG e jogou contra times como Athletic Bilbão, Lazio e Torino.

Palmeiras

Sua passagem pelo Palmeiras trouxe os primeiros títulos profissionais o lateral-esquerdo. Em 1993, Roberto Carlos venceu o Campeonato Paulista, o Torneio Rio-São Paulo e o Campeonato Brasileiro. Em 1994, se sagrou bi do Paulistão e do Brasileirão. Com o alviverde, o astro jogou 185 partidas e fez 20 gols.

Inter de Milão

O primeiro time europeu de Roberto Carlos foi a Internazionale. Após ver o jogador se destacar no Palmeiras, o clube de milão o comprou por sete milhões de dólares. Atuando em uma posição diferente, Roberto Carlos não rendeu tanto. Ele participou de 34 jogos e fez sete gols pela equipe.

Real Madrid

Roberto Carlos chegou ao Real Madrid após troca com Iván Zamonaro. Defendeu o clube de 1996 a 2007 e se tornou um dos grandes ídolos da torcida. No time espanhol, viveu seus melhores anos da carreira ao lado de Beckham, Zidane e Ronaldo.

O brasileiro conquistou três títulos da Liga dos Campeões, quatro do Campeonato Espanhol, três da Supercopa da Espanha, um do Mundial de Clubes e um da Supercopa Europeia pelos merengues. Titular absoluto do Real, Roberto Carlos fez parte da seleção de todos os tempos do clube e foi eleito o melhor lateral-esquerdo da história da equipe. Lá, o brasileiro fez 584 partidas e 71 gols.

Corinthians

Após a saída do Real Madrid em 2007, Roberto passou pelo Fenerbahçe, da Turquia, onde jogou por dois anos. No fim do contrato, foi anunciado pelo Corinthians.

O lateral chegou para reeditar a parceria com Ronaldo Fenômeno, que foi contratado em 2008. Em 2011, após o Corinthians ser eliminado ainda na primeira fase da Libertadores, Roberto Carlos decidiu deixar o clube. Ele participou de 54 partidas e fez cinco gols.

Anzhi Makhachkala

Após sair do time brasileiro, o jogador foi contratado pelo Anzhi Makhachkala da Russia, por 15 milhões de reais. No clube, chegou a assumir o cardo de técnico enquanto ainda atuava. Roberto Carlos anunciou sua aposentadoria com 39 anos e se tornou diretor de futebol da agremiação russa.

Seleção brasileira

Vestindo a amarelinha, Roberto Carlos viveu dias de ouro ao conquistar o pentacampeonato. O jogador foi um dos destaques da campanha que terminou com o título da Copa do Mundo de 2010. Pela seleção, o ainda conquistou a Copa das Confederações de 1997, as Copas Américas de 1997 e 1999 e a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos em 1996. Foram 126 jogos e 12 gols.