Topo

'Preso' no BR, Talisca usa CT próprio e inspiração em CR7 para manter forma

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

09/04/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Talisca, ex-Bahia, montou CT particular em Salvador para manter a forma
  • Local foi construído no ano passado e está sendo muito útil atualmente
  • Inspirado em CR7, Talisca hoje também conta com equipe médica própria
  • Meia-atacante de 26 anos hoje defende o Guangzhou Evergrande, da China

Talisca é mais um exemplo de jogadores que estavam de férias durante o início da pandemia do coronavírus e não puderam retornar ao país em que atuam — neste caso específico, a China. Jogador do Guangzhou Evergrande, time que conta com Paulinho (ex-Corinthians) e Ricardo Goulart (ex-Cruzeiro e Palmeiras) e tem o italiano Fábio Cannavaro como treinador, o meia-atacante de 26 anos segue 'preso' em Salvador, onde por anos defendeu o Bahia.

Com o Campeonato Chinês parado e sem poder retornar para a Ásia, Talisca tratou de aproveitar a sua estadia no Brasil — ainda por tempo indeterminado — para usufruir de uma de suas grandes conquistas na carreira. Não se trata de um título ou de um golaço decisivo, mas sim de um centro de treinamento particular em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, construído no ano passado justamente para ele poder manter a forma enquanto está no Brasil.

Mas só o CT não bastava para Talisca. Depois de conversas com o seu staff, o jogador resolveu investir também em uma equipe médica particular, assim como acontece com Cristiano Ronaldo, astro da Juventus, na Europa. Nutricionista, preparador físico, médico... Tudo que um atleta de alto rendimento necessita, em qualquer época do ano.

Talisca trabalha em academia do CT particular que construiu em Salvador - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

"A ideia partiu, inicialmente, de uma necessidade que eu identifiquei que tinha enquanto atleta profissional. Conversando com meu gestor de imagem, chegamos ao exemplo de Cristiano Ronaldo e percebemos que era algo a ser seguido e tratado como referência. Em seguida, montamos o departamento médico e eles [staff] passaram a cuidar da estrutura", afirmou Talisca em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

Com a estrutura montada em seu condomínio e os profissionais à disposição, Talisca vem mantendo a forma enquanto o campeonato na China continua parado.

"O CT foi entregue no segundo semestre do ano passado. A ideia é ter uma estrutura própria que atenda a demanda enquanto eu estiver de férias ou sempre que for preciso vir ao Brasil por qualquer motivo. Como atleta de alto rendimento, penso que não posso jamais ficar sem preparo físico e técnico", analisa o atleta, para depois detalhar toda estrutura de seu centro de treinamento.

"O CT tem sala de fisioterapia, musculação, sauna, campo gramado, vestiário... Foi tudo pensado de acordo com as necessidades de um jogador de futebol. Não nos falta absolutamente nada, graças a Deus", acrescenta Talisca, que ainda acumula passagens por Benfica (Portugal) e Besiktas (Turquia).

Talisca com Neymar em treino da seleção em 2014: volta em hora decisiva - Bruno Domingos/Mowa Press - Bruno Domingos/Mowa Press
Imagem: Bruno Domingos/Mowa Press

Com o futebol parado em todo mundo, jogadores profissionais vêm mantendo a forma como - e onde - podem. E aproveitando a estrutura montada em seu condomínio, Talisca passou a receber no CT uma série de outros atletas para treinos. "William Farias [ex-São Paulo, Vitória, Coritiba e atualmente no Sport], Felipe Garcia [Vitória], Edcarlos (ex-São Paulo], Eduardo Neto [ex-Botafogo e Bahia], Rafaelle Souza [seleção brasileira feminina], entre outros", conta.

Mas, apesar da inspiração em CR7 para montar uma equipe médica própria dentro de campo, Talisca tem outro jogador que lhe serve como referência. "Meu grande ídolo sempre foi Rivaldo. Nunca escondi isso. Mas, claro, temos referências como Cristiano Ronaldo, que é uma inspiração em trabalho, foco e disciplina", completa.

CONFIRA O BATE-PAPO COM TALISCA

UOL Esporte: De onde veio a ideia de construir um CT próprio? Do Cristiano Ronaldo?

Talisca: Partiu inicialmente de uma necessidade que eu identifiquei que tinha enquanto atleta profissional. Conversando com meu gestor de imagem, Jiovani Soeiro, chegamos ao exemplo de Cristiano Ronaldo e percebemos que era algo a ser seguido e tratado como referência. Em seguida, montamos o departamento médico e eles passaram a cuidar da estrutura.

UOL Esporte: Quando ele foi construído e com qual objetivo?

Talisca: Foi entregue no segundo semestre do ano passado. A ideia é ter uma estrutura própria que atenda a demanda enquanto eu estiver de férias ou sempre que for preciso vir ao Brasil por qualquer motivo. Como atleta de alto rendimento, penso que não posso jamais ficar sem preparo físico e técnico.

UOL Esporte: Onde o CT fica e como é a estrutura dele?

Talisca: Fica no condomínio que eu moro, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador/BA. O CT tem sala de fisioterapia, musculação, sauna, campo gramado, vestiário. Foi tudo pensado de acordo com as necessidades de um jogador de futebol. Não nos falta absolutamente nada, graças a Deus.

UOL Esporte: Com você jogando na China... Consegue aproveitar bastante o CT? Costuma vir frequentemente ao Brasil?

Talisca: Venho pouco ao Brasil com o campeonato acontecendo normalmente lá na China. Mas o intuito é de ter a estrutura exatamente para o período de férias, que acontece no final/início de cada ano.

UOL Esporte: Quais jogadores já estiveram no seu CT para treinar?

Talisca: William Farias (ex-São Paulo, Vitória, Coritiba e atualmente no Sport), Felipe Garcia (Vitória), Edcarlos (ex-São Paulo), Eduardo Neto (ex-Botafogo e Bahia), Rafaelle Souza (seleção brasileira feminina), entre outros.

UOL Esporte: Você estava de férias no Brasil? Como estava o campeonato na China?

Talisca: Estava de férias no Brasil e o campeonato lá, que tem o calendário parecido com o brasileiro, não chegou a iniciar. Até hoje está tudo parado por causa da pandemia.

UOL Esporte: Como foi à adaptação à China? Sente muita saudade da Bahia e do Bahia?

Talisca: Sinto saudade, sim, de tudo aqui na minha Bahia. Do Bahia, do torcedor, do clube. Da Bahia, da nossa gente, da minha família e do clima. Mas os desafios da profissão a gente conhece e se acostuma desde cedo. Sei que preciso encarar isso e levo numa boa. Um dia estarei de volta. Enquanto isso, sigo dando meu melhor no Guangzhou.

10.jul.2013 - Talisca comemora gol do Bahia e deixa Rogério Ceni no chão no duelo contra o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro - Leonardo Soares/UOL - Leonardo Soares/UOL
Talisca comemora gol do Bahia contra o São Paulo de Rogério Ceni, pelo Brasileiro de 2013
Imagem: Leonardo Soares/UOL

UOL Esporte: O Cristiano Ronaldo é a sua grande inspiração como atleta? E fora do futebol, em quem você se inspira?

Talisca: Meu grande ídolo sempre foi Rivaldo. Nunca escondi isso. Mas, claro, temos referências como Cristiano Ronaldo, que é uma inspiração em trabalho, foco e disciplina.

UOL Esporte: Até quando tem contrato com o Guangzhou? Está feliz lá?

Talisca: Até 2022. Estou muito feliz. A adaptação foi com gols, assistências e título nacional em uma temporada e meia. É tudo o que um jogador gosta, né? Graças a Deus, tô fazendo história por lá também e muito motivado em seguir firme ao lado dos vários amigos que fiz no clube, outro fator importantíssimo pra minha boa adaptação na China.

Anderson Talisca durante partida do Guangzhou Evergrande na liga chinesa - Peter Stebbings/AFP - Peter Stebbings/AFP
Imagem: Peter Stebbings/AFP

UOL Esporte: Pensa em ficar mais na China ou pretende voltar para a Europa?

Talisca: Penso em cumprir contrato. Mas não sou de ficar viajando no futuro. Penso sempre em dar o meu melhor no presente porque sei que Deus vai me encaminhar para caminhos que vão me fazer bem. Onde estive, fui feliz e no Guangzhou não está sendo diferente. Não acho que seja leal da minha parte jogar num clube pensando em sair dele. Sigo focado no Evergrande.

UOL Esporte: O que falar do Fábio Cannavaro, seu técnico?

Talisca: Um cara com uma experiência escandalosa, né? Nos ensina muito. Tenho uma relação boa com ele e isso facilita a nos entendermos dentro e fora de campo. Espero aprender mais e mais com ele...