Topo

Mauro: "Jesus é mais falado em Portugal com o Fla do que quando estava lá"

Do UOL, em São Paulo

09/04/2020 17h40

A novela sobre a renovação de contrato do técnico Jorge Jesus, que tem vínculo com o Flamengo até o fim de maio, segue aquecendo o noticiário. O grande entrave hoje é financeiro, mas tudo caminha para um desfecho positivo para o clube brasileiro. Segundo Mauro Cezar Pereira, o treinador português vive um momento de maior visibilidade à frente do Fla do que teria se trabalhasse em seu país. O blogueiro do UOL Esporte deu seus pitacos no "Fala, Maurão", vídeo gravado todas as quintas-feiras e publicados no Facebook, no Instagram e no Twitter do UOL Esporte.

"Jorge Jesus conseguiu mais visibilidade em Portugal treinando o Flamengo do que se tivesse treinando Benfica, Porto ou Sporting. Ele virou quase que uma editoria na imprensa de Portugal por seu trabalho no Flamengo. Ele é hoje mais destaque na imprensa local do que se estivesse por lá. No Brasil, no Flamengo, ganhando a Libertadores e Brasileiro do jeito que foi, ele escreveu novos capítulos na sua história", opina o jornalista, que ainda lembrou-se da crise financeira dos clubes portugueses em relação às potências europeias, o que faz o futebol e os profissionais locais não serem tão difundidos em outros países.

De acordo com Mauro Cezar, é difícil imaginar projetos maiores para o treinador português do que o Flamengo: "Jorge Jesus dificilmente conseguiria todo o impacto e títulos que o Flamengo lhe proporciona se treinar em Portugal. Mas o que ele faz aqui, no futebol sul-americano, só repercute em Portugal, e não em outros locais da Europa. O que seria um grande desafio para ele? Óbvio, um dos gigantes da Europa. Seria muito interessante para ele um time da Premier League, de um Everton para cima, que bem montadas por ele poderiam brigar por vaga na Champions League. Isso faria dele já um técnico mais conhecido na Europa. Ou, num projeto sério, oportunidade de resgatar o Milan, um gigante europeu em decadência. São oportunidades teóricas, estou apenas aventando. O futebol daqui é muito pouco visto."

O blogueiro ainda comentou no "Fala, Maurão" sobre a falta de reconhecimento internacional dos times brasileiros e o levantamento do UOL Esporte sobre os grandes clássicos do futebol nacional. Veja a íntegra no vídeo acima.