Topo

Paulista - 2020

Estádio de melhor time do Paulistão vira hospital contra o coronavírus

Estádio Bruno José Daniel virou espaço para mais um hospital de campanha contra a covid-19 - Angelo Baima/Prefeitura de Santo André
Estádio Bruno José Daniel virou espaço para mais um hospital de campanha contra a covid-19 Imagem: Angelo Baima/Prefeitura de Santo André

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/04/2020 04h00

O Estádio Bruno José Daniel recebeu quatro vitórias do Santo André durante a edição de 2020 do Campeonato Paulista. Estes 12 pontos são considerados fundamentais por alçarem o time do ABC ao posto de melhor campanha do Estadual, antes da suspensão por tempo indeterminado da competição em virtude da pandemia de coronavírus. Neste cenário, o time saiu de cena para a entrada de médicos, macas e equipamentos para o mais novo hospital de campanha no combate contra a covid-19.

De administração municipal, o Bruno José Daniel vai receber 120 leitos para abrigar casos de baixa, média e alta complexidade. O planejamento original de Santo André, que ergueu o espaço em duas semanas, é receber pacientes infectados já nesta semana. As informações foram confirmadas pela própria prefeitura da cidade e pelo clube.

"O estádio Bruno José Daniel é um estádio municipal, um espaço público, e administrado pela prefeitura do município de Santo André. Precisamos proteger a população e ter mais leitos para caso aconteça de ter muita gente infectada", afirmou Edgard Montemor Filho, diretor executivo do Santo André, em conversa com o UOL Esporte.

"A partir daí, apenas desocupamos o espaço utilizado pelo Santo André. O clube apoia e quer que essa iniciativa ajude a população da cidade", acrescentou o dirigente.

O hospital do Bruno José Daniel será retaguarda do SUS e vai receber pacientes encaminhados dos hospitais municipais e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Com a unidade do Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia e o futuro hospital de campanha na Universidade Federal do ABC, a cidade contará com 400 leitos a mais para o combate contra o coronavírus nas próximas semanas.

Hospital Bruno José Daniel gramado - Angelo Baima/Prefeitura de Santo André - Angelo Baima/Prefeitura de Santo André
Hospital levantado em meio ao gramado tirou o Santo André do Bruno José Daniel
Imagem: Angelo Baima/Prefeitura de Santo André

Ao todo, a prefeitura investiu R$ 10 milhões nestes três espaços para a cidade, que soma 74 confirmados e três óbitos pela covid-19, além de 411 casos suspeitos.

Antes de a pandemia mudar o dia a dia da cidade, o Santo André representava bem o município do ABC no Paulistão. Em 10 partidas, a equipe somou 19 pontos e ocupava a liderança geral e do Grupo B, superando o Palmeiras nos critérios de desempate.

A campanha colocava o Santo André como melhor time do estadual, retrospecto em xeque para quando o futebol retornar (e se retornar). Dos 28 inscritos no Estadual, 21 jogadores possuem contrato até este mês de abril. O clube que não tem dinheiro para manter o elenco, como mostrou reportagem do UOL Esporte produzida no mês passado.