Topo

Bundesliga planeja retorno em maio e encerrar campeonato até junho

Philippe Coutinho, no Bayern de Munique - Christof Stache/AFP
Philippe Coutinho, no Bayern de Munique Imagem: Christof Stache/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/04/2020 15h09

A Bundesliga pretende retomar a temporada do futebol alemão em maio. A ideia foi apresentada em uma reunião com times das duas principais divisões do campeonato Alemão ontem.

Nesta semana, os times voltaram a treinar, observando os protocolos locais de saúde, já pensando em um retorno nos próximo meses. A liga está suspensa desde 11 de março em virtude da pandemia global do novo coronavírus.

O diretor-chefe da Bundesliga, Christian Seifert, declarou que a ideia é que os jogos aconteçam com estádios vazios e que os torneios sejam encerrados até o final de junho.

Além de jogar com portões fechados, outra medida de segurança seria limitar o número de pessoas trabalhando nos jogos. Pelos cálculos da organização seriam liberados 240 pessoas entre profissionais, jogadores e gandulas.

Ainda segundo Seifert, dois grupos foram criados para organizar os jogos, assim que voltarem. Um vai lidar questões práticas do jogo (credenciais, uniformes, etc) e outro vai elaborar um plano de higiene para treinamentos e jogos.

"No momento, estamos todos lutando para sobreviver", disse Seifert. Cancelar a temporada é uma ação que a Bundesliga quer evitar prevendo que 50% das equipes da segunda divisão ficariam "muito ameaçadas de declarar falência", o que acarretaria muitos problemas até para os times da primeira divisão.