Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: "Luxemburgo nunca trabalhou tanto no campo como agora"

Do UOL, em São Paulo

08/04/2020 04h00

Em sua quarta passagem no Palmeiras, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem impressionado os dirigentes do clube ao se dedicar mais aos treinos em campo, deixando para trás o período em que ele tentou atuar como manager.

No podcast Posse de Bola #27, Arnaldo Ribeiro conta que conversou com pessoas que convivem com o treinador de 67 anos no clube alviverde e ouviu relatos de que Luxemburgo tem evitado o conflito com os jogadores e se dedicado mais que em outros momentos de sua carreira.

"Com o Felipe Melo, com o Dudu, com os principais jogadores, o Luxemburgo conseguiu construir uma relação próxima, diferentemente do que ele tinha em outros momentos com as estrelas dos times que ele comandava, por exemplo, ele ia para o conflito com o Edilson, Marcelinho, Rincón, ia para o conflito com Edmundo, com Evair, ia para o conflito com o Alex. Era a forma de ele comandar, ele entrar em atrito, um atrito que ele considerava salutar com as principais estrelas. Agora, a estratégia dele é outra, digamos, se aproximar dos caras", afirma Arnaldo (disponível no vídeo acima a partir de 23:55).

"Em relação às últimas passagens pelo Palmeiras, segundo relatos, ele nunca trabalhou efetivamente tanto no campo, no gramado, no treino. Lembra do Luxemburgo manager? Ele foi se distanciando cada vez mais do campo de treino para ir para os microfones, pelas observações, pelas palestras, treino mesmo ele passou a dar muito pouco. E agora, nessa passagem, relatos dizem: Luxemburgo é o primeiro a chegar, vai até lá, capricha na finalização, vai lá, enche o saco do fulano, vai no fulano, uma coisa que ele não vinha fazendo há algum tempo", completa o jornalista.

Embora destaque os pontos elogiados de Luxemburgo no Palmeiras, Arnaldo afirma que o futebol apresentado pelo clube até o momento da parada devido ao novo coronavírus não entregou o que se esperava do time.

"Acho que é até mais uma questão interna, de aceitação geral, do que externa, de resultados e desempenho do time dele. Acho que até a parada, os resultados foram ok, o desempenho nem tanto. Poucas partidas boas do Palmeiras do Luxemburgo até agora. Em termos de ambiente e resposta àquela aposta que o Palmeiras fez no início do ano, ele tem, digamos, cumprido", conclui o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.