PUBLICIDADE
Topo

Torcedor do Flamengo, Babu ganha bandeira em homenagem: 'Nos cativou'

Torcedores do Flamengo fizeram uma bandeira para Babu Santana - Arquivo Pessoal
Torcedores do Flamengo fizeram uma bandeira para Babu Santana Imagem: Arquivo Pessoal

Alexandre Araújo e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

07/04/2020 04h00

Confinado na casa do Big Brother Brasil, Alexandre da Silva Santana, o Babu Santana, nunca escondeu a paixão pelo Flamengo, o que já lhe rendeu, até mesmo, a torcida do atacante Gabigol. Agora, um grupo de rubro-negros resolveu fazer uma homenagem ao ator e confeccionou uma bandeira em que ele aparece com a camisa do clube e a inscrição "Favela venceu".

A frase é uma referência ao grito utilizado por ele a cada conquista no reality show e faz alusão às origens de Babu, que cresceu no Morro do Vidigal, comunidade na zona sul do Rio de Janeiro.

A intenção dos torcedores do Flamengo é entregar a bandeira à família do ator antes do fim do BBB e já há contatos para concretizar tal ideia.

"Para ser sincero, nunca fomos fãs de BBB, mas, como todo bom rubro-negro, temos empatia com quem também divide essa paixão. Com toda a repercussão nas redes sociais do Babu falando do nosso Flamengo e demonstrando esse amor em comum, começamos a assistir o programa. Acabou que não foi só a paixão pelo Flamengo, mas nos cativou pelo paizão", disse Gustavo, um dos membros do grupo, que completou:

"É, sem dúvida, um cara que representa muito bem a torcida, o trabalhador, a favela. Pensamos que ele merecia uma homenagem e existem coisas que o dinheiro não compra, nem R$ 1,5 milhão [valor do prêmio entregue ao vencedor do BBB], como uma bandeira feita por torcedores do Flamengo, com o paizão com o manto sagrado e a favela ao fundo... Que um dia possa estar no Maracanã! É uma homenagem que a gente acredita que não tenha preço."

A bandeira foi feita há poucos dias e, com o comércio fechado por conta da pandemia de coronavírus, arrumar material para confeccioná-la não foi missão fácil, mas, ao fim, deu tudo certo.

"Fizemos ela há três dias. Cada um contribuiu com um pouco e, por incrível que pareça, foi difícil achar alguém com tecido e tinta nesse cenário em que está tudo está fechado. Um conhecido nosso, que trabalha com bandeiras, tinha, por acaso, parte do material e conseguimos com ele. Era o único", lembra um dos idealizadores da peça.

Apesar do coração rubro-negro, Babu também vem ganhando a simpatia de torcedores de outros clubes. Ao menos, foi essa a reação que a imagem da bandeira teve nas redes sociais.

"Dá orgulho ver como ele se posiciona. É um cara que veio da pobreza, conquistou tudo com o trabalho. Temos certeza que tudo que ele vai colher, é fruto da sua personalidade. Tem tudo a ver com o Flamengo, mas quando postamos a foto da bandeira, muitos torcedores de outros clubes apoiaram. Ele é um cara verdadeiro, não é um personagem", aponta.

Logo que entrou no programa, Babu demonstrou preocupação quanto à permanência do atacante Gabigol na Gávea: "E o Flamengo, como que está no Carioca? Gabigol ficou ou saiu?". O anúncio do 'fico' do camisa 9, que tinha contrato com a Inter de Milão, da Itália, só aconteceu no fim de janeiro - quando Babu já estava confinado -, em negociação girou em pouco mais de 16 milhões de euros (aproximadamente R$ 75 milhões, na ocasião).

A partir daí, o ator caiu das graças do jogador, que brincou com a situação e já chegou a comemorar um gol com uma dancinha em lembrança a Babu, no clássico com o Botafogo, pelo Campeonato Carioca.

"Um vídeo que marcou foi o Babu conversando na casa, questionando se o Gabigol continuava no Flamengo. A gente se coloca no lugar e entende. Só quem é rubro-negro sabe como é. Do outro lado, o Gabigol fazendo a dancinha do Babu, declarando sua torcida. Essa sintonia mostra que a nação rubro-negra está fechada com o paizão".


Babu 'une' jogadores do Flamengo

Não é apenas Gabigol que nutre torcida por Babu. O camisa 9 já compartilhou em redes sociais momentos em que ele e parte do elenco rubro-negro assistem ao reality show na concentração. Quando o ator esteve no paredão juntamente com Manu Gavassi e Victor Hugo, o atacante celebrou a saída de Victor Hugo ao lado de Rafinha, Diego Alves e Filipe Luis.

Flamengo