Topo

São Paulo

Luiz Araújo diz que acompanha o SPFC e elogia Diniz: "Bonito de ver jogar"

Luiz Araujo, jogador do Lille - Erwin Spek/Soccrates/Getty Images
Luiz Araujo, jogador do Lille Imagem: Erwin Spek/Soccrates/Getty Images

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

07/04/2020 04h00

Quando despontou no São Paulo em 2016, Luiz Araújo logo chamou a atenção do mercado da bola. Destaque no time de Rogério Ceni, no ano seguinte, logo foi vendido para o Lille, da França. Apesar da distância, ele manteve o carinho e o contato com o clube do Morumbi. Nesta temporada, o atacante viu uma evolução no time agora comandado por Fernando Diniz até a pausa nas competições por causa da pandemia do coronavírus.

"Acompanho sim [o Tricolor paulista], acho que o futebol no Brasil está em um bom nível. O São Paulo vinha bem, com grande atuações, um dos times mais ousados do país, com um treinador que pensa em jogar um bom futebol para buscar as vitórias. Acho bonito de se ver jogar", disse Luiz Araújo em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

Mesmo com o carinho pelo São Paulo, seria difícil imaginar Luiz Araújo retornando ao futebol brasileiro neste momento. Aos 23 anos, ele tem vínculo com o clube francês até junho de 2022. Nesta temporada, ele disputou 33 partidas até o momento e fez quatro gols.

"Agora, eu penso no meu momento no Lille. Espero seguir ajudando a equipe, quero buscar evoluir, jogar mais e tentar alcançar nossos objetivos. Eu jogaria [no Brasil], mas depende muito de vários fatores", explicou o atacante.

Confira a entrevista com Luiz Araújo:

Time brasileiro tem nível para disputar campeonato na Europa?

Talvez, hoje, só os times mais ricos conseguiriam nivelar em alguns campeonatos por aqui. Mas acho que o futebol brasileiro caminha positivamente para elevação de seu nível.

Repercussão da prisão Ronaldo Gaúcho na França

De muita tristeza, como deve ter sido no Brasil. Ele não é só um ídolo no Brasil, ou no PSG, ou no Barcelona. Ele é um ícone mundial e mostrou isso por onde jogou. Todos ficam muito chateados com o que está acontecendo.

Confinamento

Tem sido difícil e acredito que seja assim para todos. O que a gente queria era estar jogando com os estádios lotados. Vamos passar por isso.

Futebol francês x futebol brasileiro

Acho que muda bastante coisa na parte tática. E acredito que as várias nacionalidades dos jogadores também acabam mudando a maneira comportamental. Mas isso tudo fica muito fácil de lidar no período de adaptação aqui do clube.

Bielsa

Ele é um grande treinador e conquistou grandes coisas por onde passou. Ele foi muito acolhedor quando passou por aqui, nos ensinou muita coisa.

Ceni treinador

Fui muito feliz quando tive o Rogério como treinador. Ele terá uma grande carreira como técnico, sem dúvidas. Acredito sua honestidade, sinceridade no trato com os atletas e o conhecimento adquirido durante toda a carreira farão dele um baita profissional.

Ceni x Bielsa

Acho que são dois caras vitoriosos, competitivos. Odeiam ver seus times serem derrotados e isso dá uma gana maior aos jogadores.

Visão do futebol brasileiro na França

Aqui na França, Ronaldinho Gaúcho, Juninho Pernambucano, Raí e Nenê são grandes nomes que sempre estão na boca dos torcedores. Mas em geral, o futebol brasileiro é muito conhecido aqui no país.

Neymar recebe mais faltas do que os outros

Acho que sim, mas é normal. Se não tiver uma marcação forte em cima dele, ele dribla fácil. Faz parte do jogo.

Marcação pesada em atacantes

Sim. Mas acredito que isso acontece em qualquer futebol do mundo. Não tem vida fácil para jogador que gosta de ir para cima, driblar, arrancar.

Condicionamento físico

Sigo as atividades que o clube nos passou, treino em casa, sempre busco ficar me movimentando para não perder o condicionamento ideal e a forma física.

Quando volta a jogar?

Assim que o campeonato voltar ao normal. Tínhamos jogo marcado para dia 11 de abril, mas não sabemos se já teremos superado isso tudo. Vamos aguardar.

São Paulo