Topo

Meia-atacante do Grêmio apela para dominó e pipa durante férias forçadas

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/04/2020 04h00

Ferreira encontrou maneiras incomuns, em tempos de vida digital, para superar a quarentena. O meia-atacante do Grêmio ocupa os dias de isolamento social em Dourados, no Mato Grosso do Sul, soltando pipa na rua e jogando dominó com a família. O videogame e o WhatsApp equilibram a rotina durante as férias compulsórias que o futebol ganhou na semana passada devido ao surto do novo coronavírus.

"Eu estou com minha mãe e o resto da família aqui, ficamos o tempo todo juntos e passamos o tempo jogando dominó", conta.

Afastado do elenco principal pelo impasse na renovação de contrato, Ferreira ainda entrou na Justiça pedindo rescisão unilateral alegando ter sido coagido pelo Grêmio. As férias deixam o jogador longe do futuro incerto e dão tempo para relembrar a chegada ao clube.

"Jogo bola desde que me conheço por gente. Eu cheguei ao Grêmio por um peneirão em 2014, o clube fez teste aqui e fui a Porto Alegre. Fiz mais um teste com o grupo do sub-17 e fiquei", relembra. "Eu sempre tive drible e velocidade, mas ganhei muito improviso. Eu jogava salão, então o drible curto sempre me ajudou", completa.

Emprestado pelo Grêmio ao São Luiz-RS, depois Toledo-PR e por fim Aimoré, Ferreira ganhou destaque pelo clube tricolor no ano passado. Foi artilheiro do Brasileiro de Aspirantes e chamou atenção do técnico Renato Gaúcho, que chamou o jovem para treinar no elenco principal.

"O grupo me acolheu bem. Cortez, Everton, David Braz, Paulo Miranda... Todos eles me receberam muito bem", cita. "E amigo desde a base é o Isaque [atacante], parceiro de concentração. A gente sempre concentra junto, joga videogame", acrescenta.

Rotina no isolamento

No final de março, Thiago Gomes, treinador do time de transição do Grêmio, postou foto da videoconferência com o elenco.

"O professor Thiago estava passando o feedback de alguns jogos em 2020, explicando e mostrando coisas para a gente ficar com a cabeça no futebol. Ele é estudado e quer ajudar mesmo a gente", comenta Ferreira.

O Grêmio liberou o time de transição antes do elenco principal e não sabe quando vai retomar os treinos. Ferreira faz treinos físicos antes de passar o tempo na mesa de jantar. "Eu estou treinando para me manter ativo, né?", diz."E passo o tempo jogando videogame, soltando pipa. Jogo dominó direto", adiciona. "Minha mãe manda bem no dominó, então, é relativo essa de quem ganha mais", brinca.